Revisão da tabela do Imposto de Renda não está prevista, diz secretário

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, declarou, nesta segunda (2), que a revisão da tabela do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF) ficou de fora do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. O texto foi apresentado ao Congresso na sexta última sexta (30).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Ebook-IR.png

O secretário do órgão que é responsável pelo Imposto de Renda declarou que o PLOA mira equilíbrio fiscal, mas é necessário ‘calcular o impacto’.

“Temos agora o projeto de abrir uma previsão em relação ao equilíbrio (fiscal), mas não no montante total. Nós vamos calcular para verificar o impacto”, disse durante entrevista coletiva para detalhar o PLOA.

O técnico comentou que, em algum momento, a transição da tabela do IR ainda pode demandar mudanças de outras faixas e que pode demandar medidas compensatórias se houver atualização.

Barreirinhas também comentou que a equipe econômica adotou uma postura “bem conservadora” em previsão do Remessa Conforme no PLOA de 2025.

Ele fez estas declarações durante entrevista coletiva para detalhar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025.

Imposto de Renda: veja se você está no quarto lote da restituição

A Receita Federal liberou no dia 23 de agosto a consulta referente ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. O pagamento está agendado para o último dia útil do mês, 30 de agosto.

prioritários, sendo eles: 

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos;
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou com moléstia grave;
  • Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Além disso, os contribuintes que moram nos municípios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul também possuem prioridade neste ano. Segundo a Receita Federal, a ordem de pagamentos acompanha a data de entrega da declaração. Portanto, quem enviou primeiro, deve receber antes. 

Até o momento, a Receita Federal já restituiu cerca de R$ 28,40 bilhões nos três lotes anteriores. 

A consulta da restituição do imposto de renda pode ser feita por meio do site da Receita Federal, na aba “Consultar a Restituição”. É necessário informar somente o número do CPF do contribuinte e a data de nascimento, além de selecionar “2024” como ano de exercício. 

Caso o contribuinte esteja no quarto lote, o site vai informar, a partir do horário da liberação da consulta, que a data de pagamento é 30/08/2024. No entanto, é possível encontrar também uma mensagem relacionada com “em fila de restituição”. Neste caso, o pagamento será realizado no quinto e último lote, em 30 de setembro.

Por outro lado, se o contribuinte não tiver direito a receber a restituição do imposto de renda, o site da Receita Federal disponibilizará uma mensagem de “saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir”.   

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno