Resumo da Semana: Dólar; Black Friday; Magazine Luiza; Pão de Açúcar
A última semana do mês de novembro contou com notícias que agitaram tanto o mercado interno quanto o cenário internacional. No Resumo da Semana do SUNO Notícias você acompanha todas as notícias mais relevantes dos últimos cinco dias.
Em meio a uma semana mais amena em relação a notícias sobre empresas, o dólar chamou a atenção e é o grande destaque do Resumo da Semana. Além disso, a Magazine Luiza anunciou uma nova parceria com a Linx e pode estar perto de adquirir a Estante Virtual. A semana ainda contou com mais notícias sobre a Guerra Comercial.
Confira os principais pontos do Resumo da Semana:
Dólar
Para iniciar o Resumo da Semana, separamos a notícia sobre a alta do dólar, que atingiu patamares históricos em dois dias consecutivos. A moeda fechou a segunda-feira (25) em alta após o Banco Central projetar um déficit em transações correntes em novembro. Na terça-feira (26), o dólar atingiu um recorde histórico após desdobramentos da Guerra Comercial e algumas falas do ministro da economia, Paulo Guedes, influenciarem o mercado. Na quarta-feira (27) o dólar renovou sua máxima histórica em meio a alta do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.
Nesta semana, devido a alta do dólar, o Banco Central (BC) decidiu intervir por meio de um leilão extra para vender a moeda à vista. A medida ocorreu após a moeda norte-americana se aproximar de R$ 4,27.
Paulo Guedes diz que dólar alto e juro mais baixo será algo corriqueiro
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na última segunda-feira (25) no Fórum de CEOs Brasil-EUA, em Washington, que “é bom se acostumar com o câmbio mais alto e juro mais baixo por um bom tempo”.
Guedes disse que o dólar em um patamar mais alto é resultado de uma nova política econômica, tendo juro de equilíbrio mais baixo e câmbio neutro maior. O ministro também afirmou que esse novo modelo ainda precisa ser absorvido pela sociedade.
“O dólar está alto? Problema nenhum, zero”, disse Guedes. “Eu não estou preocupado com a alta do dólar. Ao contrário. Achei um desenvolvimento interessante e absolutamente compreensível quando você pega os juros. Os juros reais do Brasil estão abaixo de 2%. Inflação descendo, os juros descendo junto”, afirmou o ministro.
Black Friday
A Black Friday que acontece nesta sexta-feira (29) tem expectativa de faturamento das lojas estimada em R$ 3,45 bilhões, acima dos R$ 2,92 bilhões do ano passado.
De acordo com uma estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas da Black Friday próxima ao natal devem apresentar um aumento de 18% na comparação anual.
Segundo o presidente da associação, Mauricio Salvador, a data faz diferença. “Um ou dois dias mais próximos já fazem diferença. Neste ano, estimamos que um terço das vendas sejam antecipações das compras natalinas”, informou Salvador.
De acordo com a pesquisa, os produtos que deverão ser mais procurados são:
- smartphones
- eletrodomésticos
- televisores
- informática
- móveis e decoração
A região sudeste deve movimentar R$3,15 bilhões neste ano, uma alta de 21% movimentado no ano passado.
Em contrapartida, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) aumentou a previsão da ABComm em sua projeção para o faturamento das lojas na Black Friday. O comércio deve atingir R$ 3,67 bilhões em vendas, representando o maior montante para o período em dez anos.
Se as vendas durante a Black Friday atingirem o valor previsto pela CNC, representará alta de 10,5% em comparação ao mesmo período do ano passado. Ao descontar a inflação, o aumento seria de 6,8%.
Guerra entre fast-food na Black Friday
Diversas empresas do varejo e do comércio eletrônico anunciaram ofertas promocionais nesta semana, visando cobrir os preços dos concorrentes para chamar a atenção dos clientes. No entanto, o ramo de fast-food também não ficou para trás na competição dos preços.
O segmento alimentício chamou a atenção nos últimos dias pelos descontos agressivos divulgados por companhias como McDonald’s (NYSE: MDC), Burger King (BKBR3), Habib’s e Pizza Hut (MEAL3) que entraram em vigor nesta sexta (29).
O McDonald’s anunciou a venda de 10 cheeseburguers por R$ 20, ou R$ 2 por lanche nesta sexta. Em resposta, o Burguer King fez a oferta de 6 lanches por R$ 15. Já o Habib’s começou desde o dia 1º de novembro sua ‘Black Friday’. A rede brasileira está com a campanha #MandaBlacks, com a esfiha de carne a partir de R$ 0,49.
Ecommerce tem resultado positivo em 7h de Black Friday
As vendas no ecommerce já apresentavam aumento de 69% em 7 horas de Black Friday em comparação ao mesmo intervalo do evento no ano passado. Dessa forma, as vendas somavam R$ 724 milhões, de acordo com dados da consultoria Ebit/Nielsen.
O valor total de 7 horas de vendas no comércio online equivale a quase o total do “esquenta Black Friday” do ano passado, que ocorreu entre os dias 25 e 27 de novembro e somou R$ 751 milhões.
Magazine Luiza
A Magazine Luiza figura mais uma vez entre os destaques do Resumo da Semana. Após anunciar uma parceria com a Marisa no ano passado, a Magalu informou nesta semana que realizou um novo acordo com a Linx para a integração de canais da empresa de softwares em seu marketplace.
Quem utiliza o sistema Linx OMNI OMS (Order Management System) poderá publicar o catálogo de produtos online e offline no marketplace da Magazine Luiza e, assim, tentar alavancar as vendas.
Os vendedores que utilizam o sistema Linx poderão utilizar suas próprias unidades físicas como opção de entrega ou retirada de produtos vendidos no marketplace da varejista.
“A parceria reforça a estratégia do Magazine Luiza de digitalizar o varejo brasileiro, possibilitando que empresas tradicionais e varejistas analógicos disponibilizem o catálogo de todos os seus pontos físicos para milhões de clientes da nossa plataforma digital”, informou a Magalu.
Possível nova aquisição da Magalu
A Magazine Luiza declarou interesse em adquirir a Estante Virtual, de acordo com informações do site “Publishnews”. O informe da varejista foi feito por meio de um documento preliminar que abrange os principais termos e condições de negócio.
Advogados de credores da Livraria Cultura foram consultados para falarem sobre as chances de venda da Estante Virtual, que interessa a Magazine Luiza. De acordo com as informações, a Estante irá a leilão e outras companhias poderão cobrir uma possível oferta da Magalu.
Pão de Açúcar
O Grupo Pão de Açúcar (PCAR4) e a rede de farmácias Raia Drogasil (RADL3) anunciaram na última quarta-feira (27) a criação de uma joint venture.
De acordo com o fato relevante do Grupo Pão de Açúcar, o negócio entre as duas empresa tem como foco a criação de uma nova empresa de fidelidade. “A Stix Fidelidade nasce como uma plataforma de produtos e serviços para acúmulo e resgate de pontos, de forma a oferecer descontos e vantagens aos seus clientes fiéis”, informou o documento.
A nova empresa será constituída por acionistas do GPA e da RD, e parceiros de diversos outros segmentos se integrarão na coalizão para oferecer uma maior gama de produtos e benefícios.
Fique ligado no Resumo da Semana da Suno Notícias para ficar por dentro de todas as informações mais relevantes dos últimos dias.