Apesar de o Ibovespa ter seu primeiro pregão da semana nesta quarta-feira (14), diversos papéis brasileiros são listados no exterior e foram negociados durante os dois dias de feriado de Carnaval.
Com o mercado em um saldo negativo nesses dois dias, a maioria das ações do Ibovespa listadas em Nova York por meio de American Depositary Receipts (ADRs) caíram.
As maiores quedas do Ibovespa ficaram com Cosan (CSAN3) e BRF (BRFS3), que recuaram 6,3% e 3,4% nesse período, respectivamente.
Os únicos papéis que subiram foram Natura (NTCO3) e Telefônica (VIVT3), que avançaram 0,15% e 0,47%, respectivamente.
Durante esses dias, um dos dados que mais movimentou o mercado foi o indicador de inflação dos Estados Unidos, o CPI.
O Head de Renda Fixa dos EUA e gerente de portfólio da Janus Henderson, Greg Wilensky, comenta que “os dados vieram mais fortes do que o Fed ou o mercado queriam ou esperavam”.
“Enquanto a tendência de deflação de bens básicos permanece solidamente intacta, a inflação de serviços, tanto incluindo quanto excluindo moradia, veio mais forte do que o esperado. O número de inflação geral também foi impulsionado por um aumento significativo na inflação de alimentos, chegando a 0,4%; não vemos uma leitura de inflação de alimentos tão alta desde o início do ano passado”, comenta.
“Embora a possibilidade de um corte em março já tivesse sido efetivamente descartada, dada a recente comunicação do Fed e os relatórios de emprego, o Fed agora fechou a porta e perdeu a chave. Não acreditamos que um corte em maio esteja fora de questão, mas faz sentido que as chances de um corte em maio estarem precificadas no mercado tenham sido substancialmente reduzidas”, completa.
Veja as maiores quedas do Ibovespa no Carnaval
- Cosan (CSAN3): -6,3%
- BRF (BRFS3): -3,4%
- Eletrobras (ELET3): -3,1%
- Sabesp (SBSP3): -2,9%
- CSN (CSNA3): -2,8%
Notícias Relacionadas