Depois de ter a data alterada mais de uma vez, o período de reserva de ações para o pequeno investidor entrar na oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Blau Farmacêutica (BLAU3) termina nesta quarta-feira (14).
Para investir na operação, é necessário um investimento mínimo de R$ 3 mil, que não exceda R$ 1 milhão. Mas se a intenção é pular fora do IPO da Blau Farmacêutica, o investir não institucional tem até amanhã, quinta-feira (15), para o fazer.
Caso tudo corra dentro dos conformes a partir de agora, a companhia vai estrear no Novo Mercado, segmento de alta governança da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), em 19 de abril, na próxima semana.
A empresa pretende realizar uma oferta de distribuição primária de, inicialmente, 27.299.078 ações; e secundária de, inicialmente, 5.459.815 papéis. A Blau Farmacêutica reduziu o número de ativos da oferta base “em razão das adversidades oriundas das atuais condições de mercado“.
A faixa indicativa de preço foi mantida entre R$ 44,60 e R$ 50,60. Ao ponto médio da faixa, de R$ 47,60, o IPO pode movimentar R$ 1,3 bilhão, considerando o novo número da oferta base.
A companhia disse pretender utilizar os recursos líquidos provenientes da oferta primária para:
- expansão da capacidade produtiva e verticalização de insumos estratégicos;
- investimentos em centros de coleta de plasma nos Estados Unidos;
- reserva de capital para possíveis aquisições;
- pagamento do restante da aquisição da Pharma Limirio (atualmente Blau Farmacêutica Goiás);
- pré-pagamento das debêntures da 2ª, da 4ª e da 5ª emissões.
A oferta terá coordenação do Itaú BBA, Bradesco BBI, BTG Pactual (BPAC11), XP, JPMorgan e Citi.
Sumário e números da Blau Farmacêutica
De acordo com informações do prospecto preliminar, a Blau Farmacêutica é uma indústria no segmento institucional, com portfólio de produtos próprios de medicamentos, e uma pioneira em biotecnologia.
O foco da empresa está nos segmentos de biológicos, especialidades e oncológicos. A farmacêutica conta ainda com um portfólio de injetáveis, indispensáveis para hospitais, clínicas e HMOs.
O portfólio de produtos da companhia está centrado em linhas de medicamentos para as principais áreas terapêuticas do mercado de produtos hospitalares, incluindo, oncologia, hematologia, nefrologia e especialidades, com grande potencial de crescimento de consumo.
Em 2020, a Blau Farmacêutica apurou um lucro líquido de R$ 254,330 milhões, ante R$ 200,238 milhões no ano anterior.