Ícone do site Suno Notícias

Oposição protocola requerimento para Pacheco devolver MP da Eletrobras (ELET3) ao Planalto

Eletrobras (ELET3)

Eletrobras (ELET3)

As lideranças das bancadas do PT, PSB, PCdoB, PDT, PSOL e Rede protocolaram, hoje (24), um requerimento ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para que a Medida Provisória (MP) 1.031-2021, que inclui a Eletrobras (ELET3) no Programa Nacional de Desestatização (PND) seja devolvida ao Executivo.

Em nota, os líderes defendem que a MP que facilita a privatização Eletrobras “carece de urgência, sobretudo no momento atual com a pandemia de covid-19”.

Para os parlamentares, a crítica situação da saúde pública evidencia que “não há relevância nem urgência no tema da privatização“.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Além disso, o requerimento acusa o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), de incorrer em “inconstitucionalidade e ilegalidade flagrante, usurpando a competência do Congresso Nacional para discutir a medida, impondo prejuízos gravíssimos irreversíveis à população brasileira, e mais especialmente à União, acarretando prática de improbidade administrativa”.

Na noite de ontem (23), o político, acompanhado de alguns de seus ministros, caminhou até o Congresso Nacional para entregar a MP que facilita a privatização da estatal nas mãos dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado.

Vale destacar que texto deve passar por votação nas duas Casas, mas não será analisado em Comissões.

MME edita MP que trata da privatização da estatal

Ontem, a Eletrobras recebeu um ofício do Ministério de Minas e Energia (MME) informando sobre a edição da MP que trata do processo de privatização da estatal do setor elétrico.

A Medida Provisória possibilita o início dos estudos da modelagem da desestatização pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e inclui algumas modificações no texto do Projeto de Lei de desestatização da Eletrobras, que ainda não foi aprovado.

Dentre as mudanças na MP, o documento a companhia aponta:

Última cotação da Eletrobras

A ação da Eletrobras (ELET3) encerrou hoje em alta de 15,40%, aos R$ 33,80.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile