Lojas Renner registra queda de 14,4% no lucro líquido do 2ºT19
A rede Lojas Renner registrou lucro líquido de R$ 235,1 milhões no segundo trimestre de 2019. Os resultados do trimestre foram divulgados pela empresa nesta terça-feira (30).
O valor do lucro obtido pela Lojas Renner indica queda de 14,4% ante o mesmo período de 2018, quando somou R$ 247,7 milhões. Conforme informado no relatório da empresa, a redução do lucro ocorreu por conta da variação cambial, do maior número de despesas e do programa de participação nos resultados.
Além disso, margem bruta também diminuiu em um ponto percentual, passando para 59,4% no segundo trimestre desse ano.
Por outro lado, a receita líquida da varejista aumentou 13,5% e contabilizou R$ 2,29 bilhões entre março e junho.
As vendas em lojas abertas há mais de um ano aumentaram 9,3%. No segundo trimestre do ano passado, a alta nesta categoria foi de apenas 2,5%.
No balanço semestral, o lucro líquido da rede de lojas aumentou 2,7% nos primeiros meses de 2019. O montante foi de R$ 396,7 milhões.
As ações da Renner (LREN3) encerraram esta terça em alta de 0,25%, negociadas a R$ 48,56 por papel.
Margem Ebitda
A Margem Ebitda calculada através do lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, das operações de varejo diminuiu 0,6% no trimestre. Dessa forma, foi de R$ 350,8 milhões, com 2,4 pontos percentuais a menos do que o segundo trimestre do último ano.
No entanto, o Ebitda total aumentou 27,8% em comparação ao último ano e atingiu R$ 18,7 milhões.
O Ebitda ajustado aumentou 1,8% no trimestre, em relação a 2018, e foi para R$ 441,9 milhões. Esse índice considera as despesas financeiras e de depreciação de arrendamento, plano de opção de compra de papéis e os resultados da perda em ativos fixos.
Market share
Na última sexta-feira (26), o BTG Pactual divulgou um comunicado sobre as Lojas Renner.
Saiba mais: Renner mantém ganhos de market share em varejo fragmentado, diz BTG
Segundo a companhia, a empresa varejista se beneficia de cadeia logística integrada. Portanto, essa estratégia permite a reação mais ágil em comparação à alteração nos interesses dos cliente.
“A despeito das perspectivas macroeconômicas, com menores confiança do consumidor e intenções de compra, a Lojas Renner mantém ganhos de market share no fragmentado segmento de varejo do Brasil”, afirmaram os analistas da instituição financeira.