Renner (LREN3) deve ter balanço pressionado no 2T23 por momento do varejo, diz Genial

A varejista de moda Lojas Renner (LREN3) deve ter seus resultados do segundo trimestre impactados pelo ambiente desafiador atravessado pelo setor no período, com demanda desaquecida, inverno atrasado e uma forte base de comparação, segundo relatório da Genial Investimentos.

A varejista deve divulgar seu balanço no dia 3 de agosto, quinta-feira, após o fechamento das negociações na B3.

A casa de análise aponta ainda que a companhia terá de lidar com um ambiente competitivo cada vez mais acirrado nos próximos trimestres, à medida que as plataformas de e-commerce estrangeiras vão crescendo e ganhando corpo no país, beneficiadas por condições tributárias mais favoráveis.

A Genial, no entanto, acredita que a partir do segundo semestre deste ano o varejo deve dar sinais mais positivos para a indústria, uma resposta à desaceleração da inflação de custos de matérias-primas e a uma perspectiva de demanda mais aquecida.

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Em específico, a Renner também deve gradualmente se beneficiar da finalização da fase de lançamento do novo centro de distribuição de Cabreúva, a 90 quilômetros da cidade de São Paulo, próximo de Jundiaí e Itú.

“Ainda assim, a melhora dos resultados é algo a ser trabalhado ao longo dos próximos trimestres. Os sinais tendem a ser mais positivos, mas a volta de demanda não deve ser imediata e a recomposição de margens deve ser algo gradual”, aponta o relatório.

Desse modo, a equipe da Genial projeta que a Renner seguirá pressionada no curto prazo, enfrentando margens comprimidas frente a uma menor alavancagem operacional. A casa manteve a recomendação neutra (manter) com preço-alvo de R$ 20,50 por ação, implicando em um potencial de valorização de 4,5%.

Revisão das lojas

Diante de um contexto macroeconômico desafiador para o setor de varejo, a Renner passou a reavaliar sua estratégia e portfólio de lojas, fechando 20 unidades no primeiro trimestre de 2023 e outros sete fechamentos no segundo trimestre, sendo 6 de Renner e uma da Camicado.

Ainda assim, diferente do primeiro trimestre, no segundo tri houve a abertura de seis lojas da Renner e 4 da Youcom.

“A baixa evolução do parque de lojas (0,9% ano a ano), aliada a um cenário macroeconômico desafiador para o consumo, deve se posicionar como um entrave para o crescimento da receita da companhia”, diz o relatório assinado por Nina Mirazon, Iago Souza e Vinícius Esteves.

Segundo o modelo da Genial, a Lojas Renner deve ter um lucro líquido de R$ 143 milhões no segundo trimestre de 2023, uma redução de 60% na comparação com o mesmo período do ano passado, que havia sido beneficiado com a demanda reprimida pela Covid-19.

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Allan Ravagnani

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