Após ver lucro cair 31%, Renner fala em investimentos de até R$ 1,1 bilhão em 2021
A varejista Lojas Renner (LREN3) anunciou que pretende investir R$ 1,1 bilhão em 2021, mais do que o dobro dos R$ 544 milhões aplicados em 2020. O anúncio vem de forma simultânea ao balanço da companhia do quarto trimestre de 2020, em que foi apresentado uma queda de 31% do lucro líquido, que foi de R$ 354 milhões.
A receita líquida foi de R$ 2,92 bilhões, com alta de 1,6%. O número, entretanto, foi impulsionado pela expansão na base de lojas físicas. Desconsiderando os novos estabelecimentos da Renner, o desempenho foi 0,8% pior do que em 2019.
O Ebitda (lucro antes de juros, dividendos e amortizações) teve queda de 26,5% em termos ajustados, para R$ 577,1 milhões. A margem Ebitda caiu 7,3 pontos percentuais, para 19,1%.
Os investimentos feito pelas Lojas Renner em 2020 foram, majoritariamente, feitos na parte de tecnologia, com 48,8% dos recursos sendo utilizados nesta linha. Tentando contornar o problema do coronavírus. No quarto trimestre, os resultados foram, novamente, prejudicados por conta de um pico da doença.
Fora os investimentos feitos em tecnologia, 25% dos novos aportes da Renner foram focados no desenvolvimento de um novo centro de distribuição e apenas 18% gastos com abertura de novas lojas.
Renner volta a investir em lojas físicas em 2021
Em 2021, a companhia fará seus aportes, principalmente, em um novo centro de distribuição, em construção em São Paulo, e em cerca de 20 a 30 novas unidades, contra apenas sete lojas abertas em 2020.
A companhia volta a investir em lojas físicas, buscando ganhar participação de mercado após o período de pandemia, enxergando um cenário macroeconômico favorável à classe média no curto-prazo. Segundo o relatório, a ideia da Renner é investir em uma entrega omnichannel, mais prática aos seus clientes.
A Renner anunciou ainda que sua nova equipe de tecnologia contará com 700 profissionais e que irá criar uma diretoria de dados com cerca de 40 profissionais.
Fora a marca principal, a Renner reforçará os times da Camificado, Youcom, Ashua e Realize, focando na digitalização desta marcas e no marketing voltado à fomentação de vendas através de dados. De cinco a dez lojas da Youcom e da Camificado também serão abertas. Para a Ashua, o esperado são cinco novos estabelecimentos.
Os novos investimentos das Lojas Renner tem ainda de serem aprovados pelos acionistas.