Renault e Fiat Chrysler têm forte alta nas ações após proposta de fusão
Ações de Renault e Fiat Chrysler disparam no exterior, após apresentação de fusão entre as empresas, nesta segunda-feira (27).
Por volta das 9h50, os papéis da Renault subiam 14,89% na Bolsa de Paris, enquanto os da Fiat Chrysler tinham alta de 10,61% em Milão.
Na manhã desta segunda-feira (27), a fabricante ítalo-americana, Fiat Chrysler, anunciou que foi apresentava uma proposta de fusão para a francesa Renault. Caso aceita, o grupo seria o terceiro maior grupo do setor no mundo.
De acordo com o grupo Renault, a proposta será estudada “com interesse”.
“Após ter revisado atenciosamente os termos desta proposição amistosa, o Conselho Administrativo da Renault decidiu estudar com interesse a oportunidade desta aproximação, que reforça a marca industrial do Grupo Renault e gera valor adicional para a Aliança”, afirmou a empresa.
No entanto, a proposta do grupo FCA prevê que a nova empresa seja divida igualmente, onde a ítalo-americana fique com 50% da participação total enquanto a francesa ficará com os outros 50%.
Além disso, consta no acordo que o novo grupo teria a metade dos acionistas de ambas as empresas. Ademais, em comunicado a Fiat afirmou que as ações seriam cotadas em Nova York e em Milão.
Saiba mais: Fiat Chrysler apresenta projeto de fusão à Renault
Maiores montadoras do mundo
Atualmente, o Grupo Volkswagen é a maior montadora de automóveis do mundo em volume de vendas. O grupo é composto pelas marcas Volkswagen, Audi, Soda, Seat, Bugatti, Lamborghini, Bentley e Porsche.
Já em segundo lugar se encontra a Aliança Renault-Nissan que é composto pela Nissan, Renault, Mitsubishi, Dacia, Lada, Infiniti, Datsun, Samsung, CMC e ZNA.
E em terceiro se encontra a Toyota Motor Corporation, que reúne as marcas Toyota, Daihatsu e Lexus.
Os dados foram revelados ano passado pela consultoria Focus2Move com informações coletadas em outubro de 2018. Em vendas o total dessas empresas foi:
- Volkswagen: 10.830.625;
- Toyota: 10.520.655;
- Renault-Nissan-Mitsubishi: 10.360.992.
A Fiat se encontra em oitavo lugar com o número total de 4.076.413 em vendas.
Terceiro lugar em caso de fusão
De acordo com a Fiat o “amplo e complementar portfólio das duas marcas forneceria uma cobertura completa do mercado, do luxo ao ‘mainstream”.
Dessa forma, as vendas anuais na fusão chegariam 8,7 milhões de veículos, algo em torno dos 5 bilhões de euros, e uma “forte presença em regiões e segmentos chave”. Assim, o grupo ficaria atrás da Volkswagen com 10,6 milhões de vendas e da Toyota com 10,59 milhões de vendas.
No último ano, a Renault vendeu 3,9 milhões de veículos, a Nissan 5,65 milhões e a Mitsubishi Motors 1,22 milhões. O grupo Fiat Chrysler vendeu 4,8 milhões de veículos.