Dividendos em dólar: conheça os REITs, os fundos imobiliários dos Estados Unidos

Os fundos imobiliários são uma das opções preferidas dos investidores que buscam renda passiva, visto que são conhecidos por distribuir proventos elevados e de forma regular. No entanto, além dos tradicionais FIIs brasileiros, existe ainda uma forma de receber dividendos em dólar por meio dos REITs.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/BANNER-ARTIGO-DESK-1.png

Os Real Estate Investment Trusts consistem em empresas que investem no setor imobiliário dos Estados Unidos. Dessa forma, ao olhar para o mercado norte-americano, esses ativos são os que mais se aproximam dos FIIs brasileiros.

Aqui no Suno Notícias, já publicamos uma matéria para mostrar FIIs que distribuem proventos acima de 15% ao ano. No entanto, além dessas opções, os REITs são uma excelente maneira de diversificar seus investimentos com ativos negociados em outro país e de receber proventos em uma moeda que acumula uma variação positiva de mais de 14% ante o real em 2024.

“Mesmo em um cenário de dólar em alta, com certeza vale a pena investir em REITs […] Mesmo que o investidor compre um dólar mais apreciado agora, o custo de aquisição pode diminuir com o aportes futuros à um dólar mais depreciado. Além disso, o ciclo de juros que os EUA estão prestes a entrar é o de corte de juros pelo FED. Assim, o mercado imobiliário americano deve ter um novo boom, o que vai impactar positivamente no valor dos REITs”, explica Rodrigo Vieira, consultor de investimentos da Suno Consultoria.

REITs x FIIs

Os REITs são empresas criadas com foco no mercado imobiliário norte-americano. Essas companhias compram e operam imóveis com o intuito de obter lucros por meio dessas negociações. Da mesma forma que ocorre com os fundos imobiliários, esses ativos são negociados em bolsa e podem ser adquiridos por investidores comuns, apesar de não serem fundos de investimento.

“Os REITs são negociados na bolsa de Nova Iorque como outras empresas de capital aberto, mas possuem uma regulação diferente das stocks. Por exemplo, a SEC determina que os REITs devem investir no mínimo 75% de seu capital em imóveis e distribuir ao menos 90% da receita aos acionistas. Ou seja, eles são produtos muito similares aos Fundos imobiliários no Brasil”, explica o consultor.

Outra semelhança entre os REITs e os FIIS é que as duas classes de ativos podem ter três diferentes tipos de exposição:

  • Fundos de tijolo ou Equity REITs, se você quiser investir em imóveis físicos;
  • fundos de papel ou Mortgage REITs, se você quiser investir em crédito do setor imobiliário;
  • fundos híbridos, quando o FII ou REIT mistura os dois primeiros tipos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/BANNER-ARTIGO-DESK-1.png

Como investir em REITs?

Para investir em REITs, os investidores brasileiros podem adquirir esses ativos diretamente na bolsa norte-americana, ao abrir conta em uma corretora no exterior. Além disso, há também a possibilidade de investir indiretamente nestes papéis, por meio de ETFs negociados na bolsa brasileira que investem nesses ativos, como ALUG11 e URET11.

É fundamental lembrar, no entanto, que os REITs são ativos de renda variável e que possuem riscos. Dessa forma, é fundamental pesquisar sobre as empresas e entender se esses ativos fazem sentido para o seu perfil de investidor.

“Há diversos riscos relacionados aos REITs, como por exemplo, risco de mercado, que é o risco de variação negativa do preço do papel. Os REITs também têm risco cambial, pois eles são negociados em dólar, nos EUA. Ainda há o risco de liquidez, para REITs pouco negociados na bolsa. Também há o risco de gestão, que está relacionado à gestão da empresa em si. Por fim, o risco de taxa de juros. Pois quando os juros sobem, esses ativos perdem valor”, explica Vieira.

De acordo com o consultor de investimentos, é fundamental que os investidores analisem indicadores como endividamento, patrimônio líquido e volume diário de negociações.

Como receber dividendos em dólar?

Um dos principais atrativos dos REITs são os dividendos em dólar. Como ocorre com os FIIs no Brasil, os REITs também são obrigados a distribuir parte de suas receitas aos investidores.

“A distribuição de rendimentos pode ser mensal, trimestral ou anual, a depender do que for aprovado na assembleia dos acionistas. Sim, ‘acionistas’. Isso porque os REITs são constituídos na forma de empresa e não como os FIIs, que são fundos de investimento fechado, sendo ‘cotista’ o investidor desse fundo”, explica o consultor.

No entanto, é importante ressaltar que os rendimentos dos REITs são tributados, diferentemente do que ocorre com os fundos imobiliários no Brasil.

Conheça a Suno Consultoria

Quer investir em REITs e não sabe por onde começar ou quer contar com o apoio de profissionais qualificados para este processo? A Suno Consultoria pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Então, clique aqui para entrar em contato.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/06/BANNER-ARTIGO-DESK-1.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno