Ícone do site Suno Notícias

Bolsonaro decidirá reforma da Previdência na semana que vem, diz Onyx

Reforma da Previdência

Onyx espera que votação da reforma da Previdência seja concluída até quarta

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quarta-feira (09) que planeja apresentar na próxima semana um novo projeto completo de reforma da Previdência. A apresentação ocorrerá em conjunto com o ministro da Economia Paulo Guedes, ao presidente da República Jair Bolsonaro.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, Onyx explicou que a intenção do governo é apresentar pacote único da reforma da Previdência ao Congresso. Deste modo, o País não precisará discutir novamente a reforma nos próximos 20 a 30 anos.

Assim, os ministros afastam-se a ideia de uma reforma fatiada, como Bolsonaro havia sugerido.

Saiba mais – Bolsonaro diz que reforma da Previdência pode ser fatiada 

Saiba mais – Reforma da Previdência: confira quais são os cenários para 2019 

Capitalização

De acordo com Onyx, a reforma tem o intuito de recuperar o sistema atual e criar um novo regime de capitalização para as futuras gerações.

“Nós vamos consertar esse navio que todos nós estamos dentro chamado Previdência, que está com o casco furado, temos que dar condição de que esse navio continue flutuando e navegando, para poder atender a aposentadoria de milhões de pessoas… e nós queremos criar um sistema novo para as futuras gerações”, afirmou Onyx à Rádio.

Segundo o ministro da Casa Civil, a criação de um novo regime de capitalização terá como benefício o estímulo à poupança interna brasileira, que impactaria positivamente no PIB.

Saiba mais – Proposta da reforma da Previdência terá capitalização, diz Guedes 

“O Brasil hoje tem uma poupança interna na ordem de 15,5 por cento do seu PIB, o desejado é que tivesse algo em torno de 20 por cento, e no dia que a gente atingir esse patamar o Brasil tem condição de crescer sustentavelmente 3 por cento ao ano no mínimo, inclusive em anos ruins”, disse o ministro.

Além de responder acerca da reforma da Previdência, Onyx anunciou que o presidente está considerando a possibilidade de ter um porta-voz. No momento, a tendência é que o presidente decida por ter um um.

Sair da versão mobile