Reforma da Previdência deve avançar no 1º semestre, diz Onyx
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou, no último domingo (28), que acredita que a reforma da Previdência pode avançar ainda no primeiro semestre deste ano.
A partir de agora, a tramitação da reforma da Previdência na Câmara ocorre da seguinte forma:
- Deputados integrantes da comissão serão escolhidos;
- Nas 10 primeiras sessões, os deputados podem apresentar emendas que alterem o texto aprovado na CCJ;
- A partir da 11ª sessão o relator pode apresentar o parecer;
- O relatório será votado pelos deputados integrantes da comissão especial;
- Se aprovado, o texto passa para o plenário da Câmara e deve ser lido em sessão;
- A votação deve ocorrer em dois turnos e a PEC precisa do apoio de, no mínimo, 308 deputados;
- Se aprovada, a reforma da Previdência passa para análise no Senado.
De acordo com Lorenzoni, na manhã do domingo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia e presidente da República, Jair Bolsonaro, que se reuniram no Palácio da Alvorada, tiveram uma longa conversa que marcou a “retomada do diálogo direto”.
O ministro ainda afirmou que a relação entre os presidentes está “absolutamente” pacificada. Além disso, em relação às críticas de Maia aos filhos do presidente, Onyx afirmou que “daqui para a frente é vida nova”.
Onyx sobre a reforma
Questionado sobre a reforma da Previdência ser votada no plenário da Câmara, o ministro afirmou que a previsão do primeiro semestre será mantida “primeiro porque o cara lá de cima está sempre com a gente” e também em razão dos deputados que integram a comissão especial serem “nomes de muita qualidade”.
“As bancadas colocaram parlamentares com muita experiência e outros que chegam com muita boa formação. Então, acho que vamos conseguir trabalhar isso porque, eu volto a dizer, o projeto da nova Previdência não é para o governo Bolsonaro, ele é para o país, para o Brasil”, afirmou.
Bolsonaro e Maia
O presidente Jair Bolsonaro recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na manhã do último domingo (28), no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Saiba mais: Reforma da Previdência é discutida por Bolsonaro e Maia neste domingo
De acordo com a assessoria de imprensa do governo, a reunião dos líderes, que não foi divulgada na agenda oficial de Bolsonaro, teve por objetivo falar da reforma da Previdência.