A Rede D’Or (RDOR3) vendeu suas ações na D’Or Consultoria, empresa que comercializa planos de saúde, odontológicos, seguros de vida e previdência, para a corretora de seguros MDS. A papelada de venda completa foi assinada nesta quinta-feira (16). Segundo a empresa, o total negociado é de R$ 800 milhões, cifra da qual será descontado o valor de sua dívida líquida.
A maior parte do valor da D’Or Consultoria, 65%, deve ser desembolsada no fechamento do negócio, e os 35% restantes devem ser pagos em três parcelas futuras variáveis, conforme comunicado da Rede D’Or ao mercado.
A negociação vinha sendo articulada desde meados do ano passado e foi finalizada poucos dias após a Rede D’Or anunciar outra transação significativa: sua parceria com o Bradesco (BBDC4) para formar uma nova empresa de hospitais, com investimento inicial de R$ 1,1 bilhão.
Para arrematar a empresa, a MDS teve que superar alguns concorrentes. A conclusão e o fechamento da transação ainda dependem de certas condições, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que ainda não tem data estabelecida.
A D’Or Consultoria foi estabelecida em 2015 e, de acordo com informações, possuía uma carteira com 2,5 milhões de clientes, principalmente de planos médicos. Além disso, atua em seis bases regionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco. A companhia diz que o negócio gera R$ 4 bilhões em prêmios.
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Bradesco Seguros e Rede D’Or se unem para criar nova empresa de hospitais
A Bradesco Seguros e a Rede D’Or estão se unindo para criar uma nova empresa hospitalar, que já entra no mercado com três hospitais da bandeira São Luiz, em São Paulo e no Rio de Janeiro, previstos para inauguração no segundo semestre. Outros dois hospitais estão em fase de projeto e serão construídos no interior paulista. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico no dia 8 deste mês.
Chamada de Atlântica D’Or, essa nova iniciativa junta duas grandes empresas que atuam nos mercados hospitalar e de seguro saúde. A Rede D’Or, maior rede de hospitais do país, adquiriu a SulAmérica em 2022, concorrente direta da Bradesco Saúde. Nesse cenário, a seguradora do Bradesco intensificou seus investimentos em hospitais a partir de 2023, por meio da Atlântica, fazendo parcerias com Albert Einstein e Mater Dei e adquirindo uma participação no grupo Santa, do Distrito Federal.
Antes rivais nos mesmos mercados, os dois grupos enfrentavam alguns conflitos. O mais recente foi o não credenciamento pelo Bradesco Saúde do hospital da D’Or em Campinas (SP).
Com a criação da nova empresa, esses conflitos tendem a diminuir. Uma parte significativa dos pacientes da Rede D’Or é usuária do seguro saúde da Bradesco, o que significa que ambas as empresas são altamente dependentes uma da outra.
Na reportagem, o Valor afirma que, na nova sociedade, o grupo da família Moll terá 50,01% e a Atlântica fica com 49,99%. O investimento e receita serão compartilhados na mesma proporção. Os três hospitais São Luiz — localizados em Guarulhos e Alphaville (em São Paulo) e Macaé (Rio) — tiveram investimentos de R$ 1,1 bilhão.
Já outros dois empreendimentos, em Taubaté e Ribeirão Preto, no interior paulista, ainda não têm orçamento definido. Há possibilidade de imóveis do Bradesco serem usados para erguer os próximos projetos como feito nas outras transações da seguradora com Albert Einstein e Mater Dei.
Empresa tem lucro de R$ 668,1 milhões no 4T23
A Rede D’Or registrou lucro líquido de R$ 668,1 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), conforme os dados financeiros enviados à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 27 de março deste ano. Esses valores são atribuídos aos sócios controladores. No acumulado de 2023, o lucro líquido alcançou R$ 2,2 bilhões.
A receita líquida totalizou R$ 11,937 bilhões no período de outubro a dezembro de 2023. Durante o ano, a receita somou R$ 46,946 bilhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da Rede D’Or foi de R$ 1,5 bilhão no último trimestre do ano passado e de R$ 6,4 bilhões em 2023.