A credenciadora de cartões Rede vai acionar o diretor comercial da concorrente Stone, Augusto Lins, na justiça criminal. Lins também é presidente da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag).
A ação da Rede é uma resposta às declarações de Lins sobre a credenciadora do Itaú isentar a antecipação de pagamentos no crédito à vista de um mês para dois dias.
De acordo com o diretor comercial, por meio de nota, o anúncio da empresa deveria ser encarado com “desconfiança”. Segundo ele, parte de “instituições conhecidas por práticas anticompetitivas contra o mercado”.
Em comunicado, a Abipag afirmou que a exigência do benefício ser estendido apenas aos correntistas do Itaú constituiria “uma venda casada e uma política de preços predatórios”.
Conforme a nota, a entidade ainda diz que “ao invés de competir com as fintechs e insurgentes melhorando seus produtos e o serviço oferecido aos clientes, a estratégia do Itaú, com a Rede, é de usar seu poder econômico de forma abusiva para inibir a competição e restaurar o status de monopólio”.
A Rede tem até esta sexta-feira (3) para esclarecer tudo ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Guerra das maquininhas: Rede nega acusações feitas pela Abipag
Rede nega acusações da Abipag
A Rede nega as acusações da Associação Brasileira de Instituições de Pagamentos (Abipag). As denúncias foram feitas no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A empresa é acusada de ter objetivo predatórios com:
- Venda casada;
- Subsídio cruzado.
No entanto, a Rede se manifestou afirmando que as informações divulgadas pela Abipag são “infundadas”.
Além disso, a credenciadora de cartões, informou que suas iniciativas estão de acordo com práticas do mercado internacional do setor. Ressalta também, que concorrentes, após a iniciativa da Rede, divulgaram condições semelhantes.
Entretanto, de acordo com a Abipag, esta conduta de vincular a promoção somente aos clientes do Itaú-Unibanco infringe o compromisso do banco com o Cade. Esta previsto no acordo não relacionar a aquisição de seus produtos ou serviços oferecidos pela Rede.