Reclamações na Black Friday chegam a 247 até o início da tarde
A Fundação Procon São Paulo informou nesta sexta-feira, 23 de novembro, que Casas Bahia, Ponto Frio e Extra lideravam o número de reclamações do consumidor nesta Black Friday.
Até às 10h haviam sido 274 reclamações na Black Friday, sendo que os sites de Casas Bahia, Ponto Frio e Extra lideravam com 30 denúncias cada.
Enquanto a holding B2W, com 15, e a Dell, com nove, completavam o pódio.
Entre as denúncias, a mais recorrente, 51 casos, é ligada a “maquiagem de descontos” aplicadas pelas empresas. Outros 29 casos são em referência ao cancelamento feito por parte da empresa posterior a confirmação da compra de determinado produto. Enquanto 27 casos especificam que houve mudança no valor do produto após a finalização da compra.
Contudo, o Carrefour anunciou que a estrutura de atendimento do grupo foi reforçada para Black Friday 2018.
Enquanto a Via Varejo soltou nota sobre sua política para esta data: “Assim que recebemos as manifestações do Procon, seguimos com o esclarecimento e tratativa imediata junto aos clientes e à entidade”.
Cuidados
Outro alerta feito anteriormente na semana é sobre a necessidade do consumidor de ter cuidado para evitar golpes na internet.
Segundo o ClearSale da meio noite até o meio dia foram evitados o gatos de R$ 529 mil em fraudes. Também foi informado que já haviam sido vendidos R$ 800 mil na data.
A média de gastos do consumidor tem sido R$ 779. Entre os produtos mais buscados estão celulares e eletrodomésticos.
Segundo a CNC a expectativa é que a Black Friday deste ano movimento R$ 3,2 bilhões.