O Grupo Pão de Açúcar (GPA) informou nesta sexta (11) que atingiu vendas líquidas de R$ 14 bilhões no quarto trimestre de 2018. Trata-se de uma alta de 12% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho leva em conta todas as operações do setor de alimentos do grupo.
No acumulado de 2018, a receita líquida do Grupo Pão de Açúcar subiu 10,7%, para R$ 49,4 bilhões. A receita bruta também avançou 10,7%, passando para R$ 53,6 bilhões em 2018.
Na categoria “mesmas lojas”, a expansão foi de 6,9%, tanto em vendas brutas quanto líquidas. A seção inclui somente pontos em operação há mais de 12 meses.
As vendas líquidas de Extra e Pão de Açúcar (braço de multivarejo) cresceram 3,5% no último trimestre (chegando a R$ 7,3 bilhões) e 1,1% durante todo o ano de 2018 (somando R$ 26,5 bilhões).
A rede de atacado e varejo Assaí, maior negócio do grupo, liderou pelo segundo ano consecutivo o crescimento do GPA. O negócio cresceu 24,2% em 2018 e suas vendas líquidas chegaram a R$ 22,9 bilhões.
Saiba mais: Grupo Pão de Açúcar inicia venda de sua participação na Via Varejo
Comunicado do Pão de Açúcar
Conforme comunicado de vendas trimestrais, o Grupo Pão de Açúcar informou que seu “portfólio multicanal, multiformato e multi-região e as iniciativas de transformação digital e omnichannel contribuíram para a manutenção do desempenho acima do setor e atingimento dos guidances do ano”.
Ainda segundo o texto, “houve continuidade do processo de conversão de Extra Super para Mercado Extra e Compre Bem, e os dois modelos apresentam crescimentos expressivos pós conversão”. O comunicado se refere à mudança da bandeira dos supermercados Extra em Compre Bem e Mercado Extra em 2018. A nota informa que o Mercado Extra subiu 30% e o Compre Bem, 50%. Mas não dá maiores detalhes.
O Grupo Pão de Açúcar também não deu valores sobre o crescimento da venda on-line do braço alimentar, apenas que avançou 63,5% no quarto trimestre. As marcas das redes do grupo atingiram participação de 11,5% das vendas.