Reabertura tem efeito positivo em shoppings listados, diz BTG
Em seu relatório divulgado neste domingo (18), o BTG Pactual destaca que a situação da pandemia de coronavírus (Covid-19) “continua desafiadora” no Brasil. Com isso, 233 de 601 shoppings centers ainda estão fechados no País, embora algumas reaberturas tenham sido anunciadas recentemente.
Por outro lado, os analistas Gustavo Cambauva e Elvis Credendio apontam que o cenário da pandemia tem melhorado à medida que a utilização dos leitos de UTI caiu um pouco nas últimas semanas, bem como as infecções e o número de mortes. Frente a isso, a maioria das autoridades suspendeu as restrições relacionadas as operações de varejo, o que segundo o BTG, mitigou os impactos em shoppings.
“Shoppings listados têm 93% de sua ABL [área Bruta locável] aberta vs. 35% em nosso último relatório”, mostra o relatório, fazendo uma comparação com o atual cenário do Brasil.
Iguatemi e JHSF têm 100% do seu portfólio aberto
Na última semana, alguns shoppings espalhados pelo País reabriram, mas com horário de funcionamento reduzido. Algumas cidades que puderam retomar as operações dos centros comerciais foram Rio de Janeiro, Fortaleza, Cuiabá, São Paulo e Uberlândia.
De acordo com os analistas, essas recentes aberturas tiveram efeito positivo nos shoppings listados na Bolsa de Valores. O relatório do BTG mostra que:
- A Aliansce Sonae (ALSO3) agora conta com 96% da sua ABL aberta, ante 43% na comparação com o último relatório
- A BR Malls (BRML3) tem 92% da sua Área Bruta Locável aberta, contra 41% antes
- A CCP (CCPR3) está com 89% da sua ABL aberta, ante 10%
- A Iguatemi (IGTA3) tem 100% de seu portfólio aberto, ante 21% no último relatório
- A JHSF (JHSF3) tem 100% de sua ABL aberta, contra 44% antes
- A Multiplan (MULT3) tem 87% da Área Bruta Locável aberta aberto vs. 33% antes.
Visão sobre shoppings permanece intacta
Cambauva e Credendio, explicam que sua visão sobre shoppings “permanece intacta”, e apontam que provavelmente, no primeiro trimestre deste ano os resultados serão fracos, e os temores de maior vacância continuarão, “mas a reabertura dos shoppings foi definitivamente uma notícia positiva e a vacinação está acontecendo”.
Além disso, o BTG prevê que a vacinação deve acelerar nos próximos meses e mais vacinas devem ser entregues em breve. “Os shoppings têm se mostrado extremamente resilientes e as avaliações são atraente”, afirmam.