Rali do minério de ferro: banco tem perspectiva menos otimista para empresas do setor; veja por quê

Em novembro, as ações de siderúrgicas e da Vale (VALE3) registram forte valorização. Esses ativos seguem em um cenário favorável com as altas do minério de ferro, após o “sell-off” do mês anterior. Mas, de acordo com analistas do Goldman Sachs, essa tendência pode ser revertida no curto ou médio prazo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/08/Lead-Magnet-1420x240-A.png

Nas duas últimas semanas, entre as ações do setor de minério na América Latina de cobertura do Goldman Sachs, foi observado um crescimento de 18%. No mesmo período, o cobre aumentou 11%, e o minério elevou 23%.

Segundo os analistas da instituição, esse melhor resultado ligado ao setor de minério foi desencadeado, inicialmente, por um ritmo mais claro de abertura comunicado pela China — e alimentado, depois, pelas 16 medidas informadas pelo país como forma de estabilizar o setor mobiliário.

Apesar disso, depois de conversar com investidores do segmento, o banco informa que o rali foi puxado, especialmente, pela cobertura de provisões vendidas e investidores ajustando suas posições recentes bastante reduzidas em commodities e materiais básicos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Perspectiva sobre o rali do minério de ferro

O Goldman Sachs considera que o movimento parece exagerado. Os estrategistas lembram que os investidores vêm procurando analisar se continuarão no rali do minério de ferro para incrementar “smart money” ou acessar os lucros.

As verificações recentes dos analistas sugerem que continua fraca a demanda por minério de ferro e aço. Eles comentam que são negativas as margens das siderúrgicas — e podem continuar os cortes na produção de aço.

Diante disso, o banco ressalta o risco de não ser sustentável o rali e que os investidores podem se decepcionar com indicadores macroeconômicos nos meses futuros, a não ser que os noticiários favoráveis sigam apoiando o sentimento e os altos valores do minério de ferro.

Ações da CSN Mineração (CMIN3) e da Vale sobem mais de 20% no mês

Em novembro, as ações da CSN Mineração e da Vale registram aumento considerável na bolsa de valores brasileira.

Até o pregão desta sexta-feira (18), as ações da exportadora de minério de ferro CSN Mineração, sobem cerca de 23%. Já as ações da mineradora Vale apresentam crescimento aproximado de 20%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Fundos-Imobiliarios-Desktop-1.jpg

Silvio Suehiro

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno