A Raia Drogasil (RADL3) apresentou lucro líquido de R$ 363,2 milhões no segundo trimestre de 2023, uma queda de 2,4% em relação ao mesmo período de 2022. O resultado da Raia Drogasil foi divulgado nesta terça (8).
O Ebitda da Raia Drogasil (Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização), por sua vez, foi de R$ 788,7 milhões, alta de 2,3%. Os mesmos indicadores ajustados foram de R$ 349,2 milhões para o lucro líquido, com alta de 1,6% sobre o registrado um ano atrás; e de R$ 767,6 milhões, com alta de 5,5%.
A companhia teve um total de R$ 21,1 milhões em receitas não recorrentes líquidas no segundo trimestre de 2023. Isso inclui R$ 21,3 milhões em ganhos tributários de anos anteriores e outros itens não recorrentes e uma reversão de R$ 2,6 milhões em baixas de ativos, além de despesas não recorrentes de R$ 2,8 milhões relativas a investimentos sociais e doações.
A receita líquida de vendas e serviços da Raia Drogasil ficou em R$ 8,4 bilhões, com alta de 16%. A receita bruta foi de R$ 9 bilhões, um crescimento de 18,1%.
“Inauguramos 64 novas farmácias no 2T23 e encerramos 3, terminando o trimestre com 2.807 unidades em operação. Ao final do período, um total de 27,0% das nossas farmácias ainda estavam em processo de maturação, não tendo atingido todo o potencial de receita e de rentabilidade. Reiteramos nosso guidance de 260 aberturas brutas por ano para o período de 2023 a 2025, totalizando 780 novas farmácias a serem abertas”, destaca a Raia Drogasil no release de resultados do 2T23.
“A expansão vem diversificando a nossa rede de farmácias, tanto geográfica quanto demograficamente. Das 263 aberturas brutas efetivadas nos últimos doze meses, 75% ocorreram fora do estado de SP, nosso mercado nativo”, complementa a empresa.
“Estendemos nossa presença para 554 cidades, 42 a mais do que no 2T22, uma capilaridade única no varejo brasileiro. Inclusive, dentre as 319 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, conforme o censo atualizado do IBGE, já possuímos farmácias operando ou em processo de inauguração em 306 delas. Por fim, 84% das nossas aberturas nos últimos doze meses possuem formato popular ou híbrido, perfis que hoje representam 61% da rede”, diz ainda o documento.
“Vale destacar que a 4Bio cresceu 81%, registrando uma contribuição para o crescimento consolidado de 3,2 pontos porcentuais, ao passo que o varejo cresceu 14,9%, mesmo com o efeito negativo da venda de testes covid-19 de 2,2 pp em função da forte base de comparação do segundo trimestre de 2022 e do efeito calendário também negativo de 0,4 pp”, afirma a Raia Drogasil, no release que acompanha os resultados.
Com Estadão Conteúdo