A Raia Drogasil (RADL3) celebrou nesta terça-feira (30) um novo acordo de acionistas que passará a vigorar a partir do dia 10 de novembro deste ano, data em que encerra o acordo atual.
Segundo o fato relevante divulgado pela Raia Drogasil, o novo acordo terá duração de dez anos, a partir do início de sua vigência.
“Esse novo Acordo de Acionistas reforça o compromisso de longo prazo das famílias Galvão, Pires Oliveira Dias e Pipponzi, que em conjunto possuem 28,3%de participação na RD e várias décadas de histórico à frente da Empresa”.
O acordo marca também o encerramento do ciclo dos acionistas Guilherme Leal, Luiz Seabra e Pedro Passos como membros do grupo de controle da companhia, os quais seguirão como acionistas mesmo após o vencimento do acordo atualmente em vigor.
Guilherme, Luiz e Pedro ingressaram na empresa em 2008 por meio do investimento na Droga Raia, permanecendo à frente da governança da Raia Drogasil desde a sua constituição, em 2011, até o vencimento do atual acordo em novembro deste ano.
“Gostaríamos de registrar o nosso agradecimento por todos esses anos de sociedade e reconhecer a importância que tiveram para a construção da Raia Drogasil e para a criação de valor obtida pela empresa desde a fusão”.
A nova estratégia da empresa
Além disso, o acordo de acionistas visa assegurar a estabilidade e fortalecer a governança da companhia. A estratégia da Raia Drogasil será baseada em três pilares:
- Nova Farmácia,
- Marketplace,
- Plataforma de Saúde
A companhia apresenta também uma proposta de chapa que visa a eleger 11 Conselheiros, ampliando de 3 para 5 o número de conselheiros Independentes e mantendo a atual representação do grupo de controle no próximo ciclo.
“Como objetivo de adequar as competências do Conselho de Administração à nova estratégia da Empresa, baseada na digitalização da saúde, a chapa proposta passa a incluir quatro novos candidatos a conselheiros independentes”. Sendo eles:
- Denise Santos, CEO da BP –A Beneficência Portuguesa de São Paulo e ex-CEO do Hospital São Luis;
- Sylvia Leão, profissional do mercado de varejo, com passagem pelo Wal-Mart Brasil, Grupo Pão de Açúcare Carrefour;
- César Gon, Fundador e CEO da CI&T, empresa que assessora grandes marcas na sua transformação digital;
- Philipp Povel, CEO e cofundadordo Grupo Dafiti, a maior plataforma digital de moda e lifestyle da América Latina.
- O atual Conselheiro Independente Marco Bonomi, ex-diretor Geral do Itaú Unibanco, que liderou a sua transformação digital;
Ao passo que os atuais conselheiros. Jairo Eduardo Loureiro e Marcelo Silva, concluirão o ciclo no Conselho de Administração da RD.
Última cotação
A ação da Raia Drogasil fechou o pregão desta terça-feira (30) em alta de 1,26%, a R$ 25,74.