Raia Drogasil (RADL3) é a melhor ação do setor e GS prevê valorização alta
A Raia Drogasil (RADL3) foi escolhida como melhor ação defensiva pelo Goldman Sachs. De acordo com o banco de investimentos, a companhia tem um dos nomes mais protegidos no espaço de consumo e varejo brasileiro, especialmente no contexto de demanda fraca atual.
“Em nossa visão, a empresa se beneficia de atuar em um setor que apresenta um perfil de demanda relativamente inelástico e oferece um histórico consistente de ganhos de participação de mercado, mesmo (e principalmente) em momentos de atividade econômica mais fraca”, diz o relatório escrito pelos analistas Irma Sgarz, Felipe Rached e Gustavo Fratini.
Além disso, os analistas alertam que os riscos para as estimativas podem ficar distorcidos para cima, uma vez que há expectativa de ajustes de preços regulatórios acima da inflação em 2022.
O GS reitera que a classificação é de compra, com preço alvo de R$ 32 em 12 meses, com upside de 42,2%. Houve uma atualização de -3% no valor, anteriormente de R$ 33. De acordo com o texto, as ações mostram um crescimento atraente e risco de queda limitado para as margens da empresa.
Apesar do desempenho inferior no Ibovespa nos últimos seis meses e o atual desconto modesto em relação à média histórica (2022E P/E de 40x vs. 5 anos na média histórica de negociação futura de 12 meses de 41x), o banco acredita que a Raia Drogasil oferece uma performance sólida estimado para 2022.
Além disso, fluxo de notícias sobre os próximos aumentos de preços e o crescimento orgânico consistente podem funcionar para apoiar o estoque.
Perspectivas de crescimento para Raia Drogasil
A Raia Drogasil possui um perfil de demanda mais defensivo em seu mix de produtos dentro de um setor altamente fragmentado, segundo o relatório. Por isso, as ações da empresa devem se destacar com uma dinâmica de preços favorável no ano.
“Vemos isso como uma potencial fonte de vantagens para as estimativas, apoiando a nossa visão de que RADL3 oferece um retorno de risco atraente em um setor que enfrenta um ano de aumento de incertezas”, apontam os analistas.
O Goldman Sachs projeta um crescimento em receita bruta da Raia Drogasil em +18% na comparação anual em 2022, impulsionada por +9% em média, na área de vendas. “Esperamos que isso se traduza em +13% de Ebitda e +16% de crescimento do lucro líquido no ano”.
Por outro lado, como mencionado anteriormente, há a questão do ajuste regulatório acima da inflação, que distorce os riscos das estimativas para o campo positivo.
O aumento de preço regulatório de 2022 pode criar um vento favorável às margens da companhia ao longo ano, “especialmente se estiver acima da inflação da linha de despesas do ano”.
O GS projeta margens brutas e Ebitda ajustado estáveis para o ano, já que há “ventos contrários em curso” em relação às compras online, ausência de desoneração da folha de pagamento e investimentos na digitalização da empresa e na agenda do ecossistema.
“Contudo, considerando a potencial dinâmica de preços para 2022, acreditamos que essas projeções têm riscos limitados para o lado negativo e podem, de fato, ver potenciais batidas de margem ao longo de 2022. Esperamos que essa dinâmica ocorra principalmente ao longo do 2T e 3T22”, afirma.
Potenciais riscos
O Goldman Sachs elencou uma série de riscos sobre a Raia Drogasil, confira:
- Crescimento mais lento do SSS no contexto de menor tráfego de pedestres e perspectivas de crescimento econômico mais fracas;
- Preços renovados e pressão de mix de genéricos;
- Aumento da concorrência;
- Execução do plano de crescimento orgânico;
- Maturação de novas lojas mais lento/canibalização;
- Pressão de despesas inflacionárias.