O presidente da Petrobras (PETR4), José Mauro Coelho, foi dispensado na noite desta segunda-feira (23) após permanecer apenas 40 dias no cargo.
O governo de Jair Bolsonaro informou em nota publicada pelo Ministério de Minas e Energia que o executivo será substituído por Caio Mário Paes de Andrade.
Paes de Andrade é secretário de Desburocratização do Ministério da Economia, comandado por Paulo Guedes. A indicação precisa ser aprovada pelo conselho de administração da companhia.
Se aprovado, Paes de Andrade será o quarto presidente da Petrobras durante os 41 meses do governo Bolsonaro. Antes de Coelho, que assumiu o cargo em março, passaram pela cadeira da estatal Roberto Castello Branco e o general Joaquim Silva e Luna.
Castello Branco foi indicado para o cargo antes mesmo da posse de Bolsonaro. Amigo de Paulo Guedes, o executivo ficou à frente da companhia até fevereiro de 2020, quando foi demitido por Bolsonaro, que criticava a política de preços dos combustíveis e o isolamento social que Castello Branco cumpria durante a pandemia.
Silva e Luna acabou sendo retirado do cargo em abril depois de sua relação com o governo ficar desgastada com o forte aumento dos combustíveis em março, após quase 2 meses sem ajuste. Na época, o barril do petróleo disparou com a invasão da Ucrânia pela Rússia, pressionando os preços internacionais. O general deixou o cargo criticando Bolsonaro em entrevistas nos principais jornais e revistas.
O governo ainda passou pelo desgaste de ver o nome de Adriano Pires ser descartado após dificuldades de conciliação entre sua atividade empresarial e o cargo. Após indicação de que seu nome não receberia recomendação do compliance da Petrobras para substituir Silva e Luna, Pires desistiu da indicação.
Veja a nota completa do MME:
O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.
O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.
Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da Empresa, gerando benefícios para toda a sociedade.
Assim, o Governo Federal decidiu convidar o Sr Caio Mário Paes de Andrade para exercer o Cargo de Presidente da Petrobras. O Sr Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.
Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.
Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras.
Subsidiária da Cosan (CSAN3) compra PetroChoice por US$ 479 mi
- A Cosan (CSAN3) informou nesta segunda-feira (23) que sua subsidiária Moove celebrou contrato para aquisição total das ações da Stryker Intermediate Holding, também chamada de PetroChoice, por US$ 479 milhões.
- O contrato foi fechado por meio de uma nova subsidiária, a Millennium Moove Corp.
- A PetroChoice é uma distribuidora e comercializadora de lubrificantes da marca Mobil, assim como de marcas proprietárias nos Estados Unidos.
- A companhia distribui anualmente cerca de 240 milhões de litros de lubrificantes, além de possuir ativos distribuídos em 25 estados do país, com duas plantas de mistura de lubrificantes e mais de 50 centros de distribuição.
- Conforme o fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Cosan destaca ainda que a Moove, além das operações no Brasil e nos Estados Unidos, também distribui óleos lubrificantes em países da América do Sul e da Europa.
- A subsidiária possui também uma unidade produtiva na Inglaterra, onde produz e comercializa lubrificantes para Europa e Ásia.
- A companhia afirma que a aquisição é estratégica na alocação de capital da Cosan, “com foco principal na geração de valor aos acionistas e demais stakeholders”, ao replicar seu modelo de negócios internacionalmente.
- Além da Cosan, confira outros destaques desta segunda-feira:
CEEE-T, controlada pela CPFL (CPFE3), pagará dividendos bilionários; veja valor por ação
- A CEEE-T, controlada pela CPFL Energia (CPFE3), divulgou nesta segunda-feira que vai pagar R$ 1,2 bilhão em dividendos aos seus acionistas, conforme proposta aprovada em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada na segunda-feira passada (16).
- O valor dos proventos por ação ordinária será de R$ 126,2 e, por ação preferencial,de R$ 138,8. Os dividendos da CEEE-T serão pagos até 30 de dezembro de 2022.
- Apenas os investidores com ações da CEEE-T ao final do pregão em 26 de maio terão direito de receber os rendimentos. A partir do dia 27 de maio, as ações serão negociadas sem direito aos dividendos.
- Segundo fato relevante arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), esses proventos fazem parte dos dividendos obrigatórios do exercício de 2022.
- Valor total: R$ 1.221.174.061,00
- Valor por ação: R$ 126,237755959 (ordinária) e R$ 138,861364984 (preferencial)
- Data de corte: 26 de maio
- Data do pagamento: até 30 de dezembro de 2022
Atacadão do Carrefour (CRFB3), é condenado a pagar multa milionária por vender produtos vencidos
- A Justiça determinou que a rede de supermercados Atacadão, controlada pelo Carrefour (CRFB3) terá de pagar R$ 1.086.148.79 em multa aplicada pelo Procon. A condenação foi decidida pela 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, que acatou resolução da 3ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central – Capital. A rede é acusada de vender produtos vencidos, com data de validade borrada ou ausente, além de atribuir preços diferentes para o mesmo item.
- No processo, a empresa alegou “que o auto de infração é nulo pela ausência de assinatura da autuada, bem como que a decisão que julgou subsistente o auto de infração careceu de motivação”. A conduta da varejista configura prática abusiva, como classificada nos artigos 18, § 6º, I, e 31,caput, do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
- Em inspeção realizada em 26 de março de 2020, um agente de fiscalização do Procon constatou que a rede “expôs à venda ao público consumidor, em gôndolas 15 caixinhas de néctar de laranja com prazo de validade inelegível, impossibilitando a identificação pelo consumidor; 1,024 kg de filé de frango, sem o prazo de validade do produto; 16,318 kg de bacalhau do Porto fracionado em 7 pacotes sem a identificação da data limite para consumo; uma caixa de bebida de fruta adoçada vencido desde 18 de março de 2020.”
- Além disso, o profissional do órgão de fiscalização encontrou uma peça de bacon especial Paleta, com duas etiquetas de preço afixadas no próprio produto, sendo uma no valor de R$ 7,40 e outra por R$ 7,45.
SpaceX, de Elon Musk, quer levantar US$ 1,7 bilhão em investimentos
- A SpaceX, companhia de transporte aeroespacial do bilionário Elon Musk, quer levantar até US$ 1,725 bilhão em capital com o preço por ação de US$ 70, segundo reportagem da CNBC.
- A SpaceX também está promovendo uma venda secundária para pessoas de dentro da empresa e acionistas por até US$ 750 milhões em ações ordinárias. Vendas secundárias como essa são feitas regularmente pela companhia de Musk há mais de 20 anos, desde a sua fundação, lembra a CNBC.
- Outros detalhes sobre o aprte de dinheiro não foram informados . O The New York Post, que reportou primeiramente que a SpaceX estava buscando financiamentos, acrescentou, que o aumento do capital teve “demanda morna” até agora.
- Segundo a CNBC, a SpaceX levantou bilhões para financiar dois projetos: o novo foguete Starship e o rede global de internet com satélites Starlink.
- O presidente Jair Bolsonaro se encontrou na última sexta no hotel de luxo Fasano Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo, com o bilionário americano Elon Musk. O dono da Tesla (TSLA34), que negocia uma operação para comprar o Twitter (TWTR34), veio ao Brasil para discutir um projeto envolvendo satélites e programas de acesso à internet na Amazônia. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu aval à Starlink, empresa de Musk, para operar satélites de órbita baixa no Brasil, mas a operação ainda não foi iniciada.
- Acompanham a comitiva presidencial no encontro com Elon Musk no Brasil os ministros Fábio Faria (Comunicações), Carlos França (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Ciro Nogueira (Casa Civil).
- O encontro, que não consta da agenda oficial do presidente, acontece próximo do “Conecta Amazônia“, evento para discutir marcos regulatórios, regulação na Amazônia e conectividade nas escolas.
Magazine Luiza (MGLU3) aposta na estratégia de marketplace e loja física com Caravana Magalu
- O CEO do Magazine Luiza (MGLU3), Frederico Trajano, foi um dos pioneiros a acreditar que não podia separar lojas físicas do comércio digital. Hoje fica claro ao mercado que essa estratégia foi uma boa ideia, uma vez que as lojas se tornaram pequenos centros de distribuição e os produtos viajam menos para chegar aos clientes.
- Agora, Trajano aposta que o próximo ciclo de crescimento do Magazine Luiza se dará pela digitalização do varejo físico. O CEO analisa que muitos estabelecimentos comerciais ainda não estão presentes no online, com isso o Magalu deve oferecer estrutura para esses comerciantes ganhando em volume de vendas e também em capilaridade física.
- De acordo com os dados citados por Trajano ao jornal O Estado de S.Paulo, o Brasil tem 6 milhões de estabelecimentos comerciais, dos quais cerca de 300 mil vendem em plataformas de marketplace.
- Com essa análise, a varejista promoveu a Caravana Magalu, cujo objetivo é recrutar comerciantes locais para vender em seu marketplace.
- “Nós estamos montando uma operação de marketplace para dar lucro. Porque, na nossa avaliação, ela está se aproveitando das mesma fortalezas que desenvolvemos no 1P (comércio eletrônico de estoque próprio), que é a multicanalidade e entrega local. Para que aconteça isso no 3P (venda de lojistas) a gente precisa de uma cadeia logística eficiente e barata, regional e multicanal”, disse o empresário ao jornal.
- A Caravana Magalu busca capilaridade mas também procura atingir locais onde não há tanta concentração de concorrência. Ainda que seja necessário ensinar esse vendedor a trabalhar com o digital, a vantagem é ser o primeiro a chegar.
- “Em São Paulo, para crescer, teríamos de ganhar mercado de vendedores que já estão vendendo em outras plataformas. Nos estados que estamos fazendo a Caravana, estamos fazendo com que o seller venda pela primeira vez em uma plataforma.”
- Para Danniela Eiger, analista da XP, a Caravana do Magazine Luiza é uma estratégia criativa para angariar vendedores e pode ser mais barata do que o investimento em mídias sociais para converter esses vendedores para a plataforma
- “Quando se fala de comprar mídias em determinadas redes sociais, ou publicidade por busca de palavras no Google, você terá de pagar por isso. O cenário competitivo segue bastante duro. As companhias estão mais racionais, mas ainda está desafiador já que há menos demanda do consumidor”, afirma.
Da Petrobras ao Magazine Luiza, essas foram as empresas que se destacaram hoje. Para ler todas as matérias clique aqui.