“Tenho foco em longo prazo. Qual porcentagem do meu patrimônio deve ser investida em ações?” Seu Consultor Responde
Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, sobre investir em ações.
“Me considero um investidor agressivo, tenho alta tolerância ao risco. E meu foco é no longo prazo. Devo investir em ações qual porcentagem do meu patrimônio? ” – João Eugênio.
Seu Consultor Responde
Caro João,
Primeiro, é necessário ressaltar que não existe uma regra ou verdade absoluta nesse aspecto. A nível de curiosidade, é possível, por exemplo, você montar uma carteira só com renda fixa mais arrojada do que uma carteira só com ações. Então, o risco em investimentos não está, necessariamente, atrelado a ações, fundos imobiliários ou renda fixa.
Para esclarecer esse assunto, vou contar uma história bem breve sobre a Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Antigamente, os fundos que tocam as doações de ex-alunos para as faculdades tinham uma estratégia majoritária de investimento em renda fixa. Era algo extremamente conservador.
Depois de uma mudança de metodologia no fundo da Yale, o investimento passou a ser focado em renda variável, com muita diversificação entre as classes de ativos. Isso resultou em uma baixa volatilidade e em um resultado surpreendente, acima do benchmark do mercado.
Com isso, os outros começaram a copiar essa estratégia. Inclusive, aqui na Suno a gente gosta bastante dessa metodologia, o Tiago Reis já falou sobre isso. Na consultoria da Suno, utilizamos uma ideia semelhante de asset allocation.
Quando a gente fala de um cliente com perfil sofisticado, que é o seu caso, João, aqui dentro você terá diversificação entre ações Brasil, ações internacionais, renda fixa…Sempre com um equilíbrio entre essas classes de ativos. Não necessariamente você terá muita posição em ações.
Mas, para não te deixar sem uma resposta mais concreta, aqui dentro da consultoria, sobretudo falando dos meus clientes, um perfil sofisticado pode ter desde 30 até 60% em ações. Alguns clientes têm até mais.
Então eu entendo que não existe uma regra. Você pode ter até 100%. Eu, particularmente, tenho cerca de 70% somando Brasil e Estados Unidos. Mas, geralmente, aqui dentro da consultoria de investimentos, a gente costuma ficar nessa faixa entre 30 e 60%.
– Victor Bessa, consultor na Suno Consultoria.
Ficou interessado em investir em ações? A Suno Consultoria de Investimento pode te ajudar nesse e em outros assuntos. Então clique aqui para entrar em contato com nossos profissionais.