A Qualicorp (QUAL3) teve um lucro líquido de R$ 114,5 milhões no primeiro trimestre deste ano, avanço de 68% sobre o registrado no mesmo período de 2020. O resultado, divulgado na noite da última quinta-feira (13), foi impulsionado pela redução de despesas não recorrentes e recorde de vendas da empresa.
Foram mais de 100 mil vidas no segmento Adesão Médico-Hospitalar, que entraram na base da Qualicorp de forma orgânica. A companhia atribui o crescimento em razão de todo “investimento em inovação, ramp-up de novas operadoras, expansão geográfica e melhor performance dos atuais canais”.
A receita líquida no trimestre subiu 4,1% frente aos três primeiros meses do ano passado, para R$ 523 milhões. As novas carteiras adquiridas permitiram a empresa reduzir o tíquete médio praticado no mercado. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado ficou estável em R$ 241,6 milhões.
A dívida líquida da empresa terminou o trimestre em R$ 603,5 milhões, sendo que um ano antes era de R$ 759,9 milhões — queda de 20,6%. Com isso, a alavancagem financeira, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, ficou em 0,64 vez.
A redução no endividamento foi acompanhada por um aumento da rentabilidade da empresa. O Retorno sobre Capital Investido (ROIC) subiu 2,9 pontos percentuais em um ano, para 48,1% no primeiro trimestre.
Qualicorp compra startup de marketing por R$ 132,6 milhões
A Qualicorp também anunciou, na última quinta, a conclusão da compra de 35% da Escale, startup especializada na aquisição de novos clientes, com o objetivo de ampliar sua atuação no marketing digital com extenso uso de dados e modelos preditivos de comportamento do consumidor.
O acordo prevê a aquisição de 35% do capital da Escale Health Seguros e Corretagem e de 5% do capital da Quinhentos, holding com sede nos Estados Unidos e controladora direta da Escale. O investimento total é de R$ 132,6 milhões.
A aquisição marca a entrada da companhia de planos de saúde no setor de marketing digital — um movimento que já está mais adiantado em outros segmentos, como o varejo. A Escale já havia captado mais de R$ 100 milhões de fundos internacionais de investimento em empresas como Kaszek Ventures, QED Investors, Invus e Global Founders Capital (GFC).
Com extenso uso de dados e modelos preditivos de comportamento de consumo, a Escale atua na jornada de aquisição de clientes, tendo marcas parceiras em segmentos como saúde, telecomunicações e finanças. Segundo comunicado da empresa, a empresa tem crescido a um ritmo intenso nos últimos anos, expandindo-se 135% em receita em 2020.
“Esse investimento é um importante pilar na estratégia de integração dos serviços prestados pela Qualicorp entre os canais online e offline, além de ser um passo relevante na revolução da nossa atuação nos canais digitais”, afirma Bruno Blatt, CEO da Qualicorp.
Com informações do Estadão Conteúdo.