Ícone do site Suno Notícias

Qualicorp (QUAL3) despenca 5% no Ibovespa: o que aconteceu?

Rede D'Or (RDOR3) Qualicorp (QUAL3). Foto: Divulgação.

Qualicorp (QUAL3). Foto: Divulgação.

As ações da Qualicorp (QUAL3) fecharam em queda de 5,06% na tarde desta segunda-feira (6), ficando entre as maiores quedas do Ibovespa. O que está acontecendo com os papéis da Qualicorp?

A analista Caritsa Moreira, da VG Research, ressalta que, recentemente, a Qualicorp não divulgou nenhum fato relevante ou comunicado que altere os seus fundamentos.

Moreira considera que pode estar acontecendo a realização de lucros por investidores da Qualicorp, vendendo as ações após um desempenho melhor no início de janeiro.

Além disso, nas últimas semanas de janeiro, a especialista visualizou instituições financeiras reduzindo a sua participação na companhia, recomendando a” venda” da ação da Qualicorp e cortando o preço-alvo. Veja mais abaixo:

Segundo Moreira, no início de janeiro, com a troca da diretoria, as ações da Qualicorp subiram mais de 18%.

“Em termos operacionais e de resultados, a Qualicorp tem muito trabalho a fazer para destravar valor. É uma empresa em crescimento e é impactada pelo cenário macroeconômico desafiador”, complementa.

O que aconteceu com a Qualicorp desde o início de 2023

Dia 2 de janeiro, a companhia comunicou que recebeu as cartas de renúncia dos membros do conselho de administração Heráclito de Brito Gomes Júnior, Presidente do Conselho; Mauro Teixeira Sampaio; Martha Maria Soares Savedra; e também do Diretor Presidente da Quali, Bruno Blatt.

Na mesma data, a empresa recebeu ainda a correspondência anexa da acionista Rede D’Or (RDOR3), informando a realização de uma reorganização de sua estrutura de investimento na empresa.

A Rede D’Or contratou a Prisma Capital para gerir de forma profissional e discricionária sua participação de 19,85% como investidora de longo prazo na Qualicorp, “de forma a maximizar valor para a companhia”.

Uma nova sociedade, chamada de PrismaQuali Gestão Ativa de Participações, será a detentora de ações da Qualicorp representativas de 19,85% do seu capital. A Rede D’Or seguirá como acionista direta de longo prazo da empresa, com ações representativas de aproximadamente 6% do seu capital social.

A Rede D’Or fez a mudança de gestão após passar por uma fusão de operações com a SulAmérica, o que fez que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) colocasse diversas restrições com relação à Qualicorp. Antes disso, a Rede D’Or possuía cerca de 30% das ações da Qualicorp.

Sair da versão mobile