Depois de um ano e meio de um agressivo ciclo monetário observado nas economias mais desenvolvidas, e após um período de forte aumento das taxas de juros, seguimos para o ano de 2024 com a pior etapa do aperto monetário já ultrapassada, segundo aponta o BTG Pactual.
Em seu relatório “Onde Investir 2024”, divulgado recentemente, o BTG Pactual trouxe suas principais perspectivas e recomendações de investimento para o próximo ano. As indicações estão divididas entre diferentes tipos de ativo, desde títulos públicos e crédito privado, até ações, fundos imobiliários e criptoativos.
Dentre as ações de empresas, as que foram destacadas pelo BTG para 2024 são:
- Weg (WEGE3)
- JBS (JBSS3)
- Cosan (CSAN3)
- Vale (VALE3)
- Sabesp (SBSP3)
- Alphabet (GOGL34)
BTG Pactual diz o que espera dessas ações para 2024
A recomendação de compra das ações da Weg ocorre com a perspectiva de que os investidores possam ter mais confiança na tese de investimento da companhia, diante da busca por crescimento da receita líquida via M&As e do fortalecimento de sua posição em mercados-chave com a verticalização de suas operações.
No caso das ações da JBS, o BTG diz que as margens da companhia podem ter uma melhora no futuro por conta da oferta reduzida de frango e de carne suína nos Estados Unidos, e também pela disponibilidade maior de gado na Austrália e no Brasil. Essas questões fazem com que os analistas enxerguem um encerramento para o ciclo de revisões negativas nos resultados da empresa.
Sobre a Cosan, a visão do BTG é de que os investidores subestimam a proposta de valor da companhia, considerando o portfólio de R$ 30 bilhões em Ebtida sob gestão e o avanço da empresa para se tornar “um dos conglomerados mais diversificados do Brasil”.
“O grupo está exposto a algumas das tendências de longo prazo mais interessantes envolvendo recursos naturais e infraestrutura, e acreditamos que o foco da gestão agora será na execução e entrega de resultados. Além disso, a CSAN é uma ação sensível à taxa de juros, o que significa que o ambiente atual de taxas em queda deve permitir que a ação comece a reduzir o desconto de holding embutido no preço da ação em relação às suas subsidiárias”, afirma o relatório.
As ações da Vale também estão entre as indicações de compra do BTG para 2024, sobretudo a partir de um valuation considerado pelos analistas como “atraente”, e baseado na projeção de que a companhia poderá gerar um retorno na casa de 11-12% de yield na forma de dividendos ou recompra de ações no próximo ano.
A Sabesp, por sua vez, é a “queridinha” do BTG Pactual dentre as empresas estatais relacionadas a serviços básicos, diante do avanço do processo de privatização e da progressão de pontos importantes nas alterações regulatórias.
Já em relação às ações da Alphabet, a única do mercado internacional dessa lista, o BTG diz que a empresa deve ser um dos grandes beneficiados do avanço da Inteligência Artificial (IA), na crença de que ela deve ser uma liderança importante no setor.
Assim, da Weg até a Alphabet, essas são as principais ações destacadas pelo BTG Pactual em seu relatório “Onde Investir 2024”.