Segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta segunda-feira (04), a produção de petróleo do Brasil registrou uma alta de 16% em março, em comparação anual.
O relatório da ANP ainda informa que a produção brasileira de petróleo registrou uma alta de 0,1%, em comparação com o mês de fevereiro, para 2,973 milhões de barris por dia (bpd) em março.
Ao mesmo tempo, a produção de gás natural do País anotou uma queda de 5,6% no período, em comparação com o mês anterior, para 122 milhões de metros cúbicos por dia. De acordo com a ANP, entretanto, a produção da commodity teve um aumento de 9,2% na comparação com mesmo período de 2019.
Conforme o documento, a Petrobras (PETR3; PETR4) registrou uma produção de petróleo de quase 2,2 milhões de bpd no mês de março. O valor representa uma aumento de 16% na comparação anual. A companhia produziu 95,6 milhões de metros cúbicos por dia em março, uma lata de 11% ante o mesmo período de 2019. Os resultados são levemente superiores aos registrados no mês de fevereiro deste ano.
A Petrobras planejava cortar o bombeamento a partir do mês de abril. No entanto, a companhia estatal recuou, após observar uma melhora da demanda externa por seus produtos.
Petrobras tem recorde de exportação de petróleo em abril
A Petrobras informou nesta segunda-feira que bateu recorde de exportação em abril. A estatal petroleira exportou 1 milhão de barris de petróleo por dia no mês passado.
Saiba mais: Petrobras (PETR4) registra recorde de exportação de petróleo em abril
O recorde anterior da Petrobras era de 771 mil barris de petróleo por dia e foi atingido em dezembro de 2019. A petroleira salientou o atual momento da economia mundial, que está em fase conturbada devido a pandemia de coronavírus (covid-19). Por conta da forte contração do mercado doméstico, a Petrobras informou que está direcionando seus esforços para exportação de sua produção, depois de atender a demanda interna.