A produção de motocicletas no Brasil cresceu 19% entre janeiro e novembro desde ano. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (11) pela Associação Brasileira de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
De acordo com a Abraciclo, 968,8 mil motocicletas foram fabricadas entre janeiro e fevereiro, contra 813,8 mil unidades fabricadas em 2017.
Saiba mais: Produção industrial tem alta de 0,2% em outubro após 3 quedas seguidas
Em comparação com 2017, a produção de motocicletas cresceu 8,4%. No entanto, a produção caiu 10,9% em relação ao mês de outubro.
Por outro lado, esse valor não se refletiu nas exportações. Houve uma retração de 12,9% no acumulado de janeiro a novembro, com 65 mil unidades exportadas. Nesse mesmo período de 2017 foram vendidas 74,5 milhões motos no exterior.
Projeção da produção de motocicletas
A Abraciclo espera fechar o ano com um crescimento da produção de motocicletas. De acordo com a projeção da Associação, a produção ultrapassará um milhão de motos vendidas, aumento de 17,2% em comparação com 2017.
Para 2019, a expectativa é de que a produção de motos tenha uma expansão de 4,3%, com a fabricação de 1,08 milhão de unidades.
Mesmo com a crescimento, o presidente da Abraciclo, Marcus Ferminian ressalta que a Zona Franca de Manuas ainda não atingiu o seu potencial produtivo. “A gente celebra o crescimento, mas ainda estamos distantes da ocupação total das nossas plantas”, disse Ferminian. Apesar disso, o crescimento encerra um jejum de sete anos de contrações na produção.
Entre os fatores que permitiram a retomada estão:
- a melhora da confiança dos consumidores na economia;
- expansão de crédito;
Com o crescimento, a produção de motos volta aos patamares de que tinha em 2004.