Ícone do site Suno Notícias

Privatização da Sabesp (SBSP3): Presidente promete tarifa menor e mais investimentos

Sabesp (SBSP3). Foto: Divulgação

Sabesp (SBSP3). Foto: Divulgação

O diretor-presidente da Sabesp (SBSP3), André Salcedo, prometeu queda nas tarifas e antecipação em quatro anos da meta prevista no Novo Marco do Saneamento em declarações dadas à Folha de S. Paulo.

No caso da meta da Sabesp, a expectativa é de entregar água a 99% da população e coletar e tratar o esgoto de 90% até 2033.

A expectativa é de que a privatização da Sabesp ocorra em meados do primeiro semestre de 2024, por meio de uma oferta subsequente de ações (follow-on).

Apesar disso, a companhia ainda terá um acionista de referência – que ainda está em avaliação pela companhia, assim sobre como ficará a participação societária do governo.

“No estado, tem todo o ciclo de prestação de contas, via Tribunal de Contas, Lei de Licitações, que temos que seguir. Quando a empresa passa a ser privada, consegue mais flexibilidade na gestão de forma ampla. Tende a ser mais eficiente, prestar o mesmo serviço, eventualmente com melhor qualidade e a um custo menor. E entregar mais antes”, disse o presidente da Sabesp à Folha.

“Acelerando a universalização, todo o ecossistema das comunidades se transforma. Há desoneração do sistema de saúde local. É a criança que não fica doente e o pai não deixa de trabalhar”, acrescentou.

Tarifa menor

Segundo o presidente da ainda estatal, a premissa do modelo de privatização é reduzir a tarifa.

“Toda a modelagem está sendo feita para que os investimentos sejam antecipados dentro da capacidade da companhia de entregar, do ponto de vista físico, de contratar e mobilizar mão de obra, quanto financeiro. E que isso não impacte na tarifa”, declarou.

“Essa é uma premissa do modelo e do time do IFC [International Finance Corporation, instituição do Banco Mundial voltada para o fortalecimento do setor privado em países em desenvolvimento], que contratou diversas consultorias e está trabalhando exatamente nisso. Se não for dessa forma, foge do que governador [Tarcísio de Freitas] definiu. A redução da tarifa se daria dentro do sistema como um todo”, seguiu.

Segundo Salcedo, a forma como vai ser feita não está definida ainda, mas a redução não vai vir em prejuízo da companhia, ela vai ser neutra para a empresa.

Mais investimentos da Sabesp

Em termos de investimentos, Salcedo disse que a companhia tem o compromisso de investir R$ 56 bilhões na universalização do saneamento.

“Haverá R$ 10 bilhões adicionais, majoritariamente em itens que nós já vínhamos considerando porque eles melhoram a eficiência, aumentam a resiliência hídrica, reduzem o impacto do tratamento de esgoto na devolução da água para os rios e afluentes”, disse.

“São majoritariamente itens que envolvem a modernização de estações de tratamento de água e esgoto, a instalação de duas plantas de dessalinização no litoral, que são projetos-pilotos. Entendemos que essa jornada de iniciar e diversificar fontes de água tratada, ela beneficia não só o litoral, mas o futuro”, completou o presidente da Sabesp.

Sair da versão mobile