Entenda como a prisão de Temer pode afetar a reforma da Previdência
A prisão do ex-presidente Michel Temer na Operação Lava Jato na manhã desta quinta (21) pode ter impactos na tramitação da reforma da Previdência.
![Entenda como a prisão de Temer pode afetar a reforma da Previdência](https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2019/03/f20e34ce-previdência-800x450.jpg)
Um assessor presidencial ouvido pela Folha de S.Paulo disse que a prisão de Michel Temer era uma “questão de tempo”. Mas, por ocorrer num momento em que Legislativo e Judiciário inflamam suas rusgas, a ação da Polícia Federal pode atrapalhar na tramitação da reforma da Previdência.
Saiba mais: Ex-presidente Michel Temer é preso na Operação Lava Jato
Segundo o jornal, a prisão pode ser entendida pelos parlamentares como uma investida contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Afinal, seu sogro, o ex-ministro de Minas e Energia do governo Temer, Moreira Franco, foi preso na mesma operação.
Como retaliação ao suposto ataque a Maia, parlamentares poderiam desengavetar pautas contra o Judiciário, como projetos que tratam de abuso de autoridade, por exemplo. Se o contra-ataque entrasse na prioridade do Congresso, a preocupação com a reforma da Previdência ficaria marginalizada.
Saiba mais: Veja os dois eventos que derrubaram o Ibovespa nas últimas 24 horas
O vice-presidente Hamilton Mourão fez questão de rechaçar a ideia. “Eu acho que não [atrapalha a aprovação da reforma da Previdência]. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa”, disse.
Um aliado de Bolsonaro ouvido pela Folha afirmou que o ideal seria o presidente mostrar disposição em se aproximar de Rodrigo Maia antes que o episódio corroa a relação entre Executivo e o Legislativo.
O parlamentar vem se mostrando insatisfeito com o tratamento que recebendo do governo. Na última quarta, Maia disparou contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, irritado pela pressão recebida pelo ex-juiz para colocar o pacote anticrime em tramitação o quanto antes possível.
Saiba mais: Ibovespa despenca após prisão do ex-presidente Michel Temer
O mercado sentiu os riscos para a reforma da Previdência e fez o Ibovespa desabar após a repercussão do caso. Por volta das 12h20, cerca de uma hora após a prisão de Michel Temer, o Ibovespa registrava um queda de -1,75%, s 96.324,86 pontos. O dólar iniciou a sessão desta quinta em alta, no entanto, disparou após a ação da Lava Jato. Por volta das 12h20 registrava uma alta de 1,426%, sendo negociado a R$ 3,8198.