Prio (PRIO3): produção sobe 4,1% em março; confira prévia da petroleira
A Prio (PRIO3), antiga PetroRio, registrou em março uma produção de 86,2 mil barris de óleo equivalente por dia (boed), uma elevação de 4,1% ante fevereiro – quando foram produzidos 82,8 mil boed. A companhia divulgou sua prévia operacional nesta terça-feira (9).
Segundo a companhia, a maior contribuição para o resultado da Prio em março foi o Campo de Frade, que produziu 47,07 mil boed por dia, uma alta de 17,1% na base mensal.
Na sequência, aparecem o Campo de Albacora Leste, que teve produção de 23,49 mil boed em dezembro, volume 11,7% menor ante o mês de fevereiro, e o de Cluster Polvo que, somado ao Tubarão Martelo, teve queda 2,2% no período, atingindo 15,65 mil boed na comparação mensal.
No primeiro trimestre, a produção diária da Prio alcançou 88,32 mil boed. No período, o Campo de Frade produziu 46,45 mil boed, enquanto Albora Leste atingiu 26,01 mil boed, e o Cluster Polvo, somado ao Tubarão Martelo, foi de 15,86 mil boed.
Em março deste ano, a Prio registrou vendas de 2,698 milhões de barris. Desse total, Frade foi responsável por 1,75 milhões, Cluster por 359,6 mil e Albacora por 583,3 mil. No primeiro trimestre de 2024, as vendas alcançaram 7,591 milhões.
O balanço do 1T24 da Prio será divulgado no próximo dia 7 de maio.
Genial sobre PRIO: resultados ‘negativos’ não devem alterar tese de empresa
Em relatório, analistas da Genial Investimentos enxergam os resultados de março da PRIO como negativos, considerando os números recentes de produção divulgados nos meses anteriores (acima dos 100 mil boed).
Apesar disso, a casa acredita que os dados referentes ao mês de março não devem trazer grandes alterações na tese da empresa, tendo em vista os motivos da queda de produção, o que a Genial considera pontuais e que já foram solucionados.
“Apesar de aumentar sua produção com relação ao mês passado, ela ainda não retornou aos níveis de janeiro, onde a produção mensal ocorreu sem grandes interrupções”, escrevem os analistas Vitor Sousa e Israel Rodrigues.
Ainda para a Genial, os grandes gatilhos de valor para tese da empresa devem se materializar somente no 2º semestre deste ano, com a entrada operacional do campo de Wahoo (com produção esperada de 40 mil boed) e início do ramp de produção do campo de Albacora.
“Aos atuais níveis de preço, vemos PRIO3 negociando 2,4x EV/EBITDA 24E e com um rendimento de fluxo de caixa de 18%”, completa a casa.
A Genial tem recomendação de ‘compra’ para as ações da Prio, com preço-alvo a R$ 60,00.
Desempenho das ações da Prio (PRIO3):
Confira o desempenho das ações da Prio (PRIO3).
Cotação PRIO3