Ícone do site Suno Notícias

Previdência VGBL é uma boa opção para renda fixa?

Previdência

Previdência. Foto: iStock

Seu Consultor Responde é um quadro que vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a live do Suno Notícias no YouTube. O objetivo é que um profissional da Suno Consultoria responda às dúvidas da audiência. Confira uma delas a seguir, sobre previdência.

“Tenho uma dúvida sobre investimento em previdência. O que você acha de previdência VGBL como parte de uma carteira de renda fixa?”

Seu Consultor Responde

Caro leitor,

Eu não acho que é vantajoso pensar em previdência privada somente como investimento. Acho que o esse tipo de investimento precisa ter um objetivo.

Qual é o grande objetivo de investir na previdência? Sucessão patrimonial.

A previdência tem uma alíquota de imposto de renda muito alta. Ela pode chegar até 35% na tabela regressiva e até 27,5% na tabela progressiva. Então, se for investir por investir, eu acho que é melhor pegar um fundo de renda fixa de longo prazo, que você vai pagar em torno de 15% de imposto de renda.

Pensando no investimento da previdência, mesmo que seja um VGBL, que foi perguntado, que tributa somente o ganho de capital, eu acho que é interessante entender o contexto.

O VGBL tem alguns benefícios em sucessão patrimonial, porque ele não entra no inventário. Então, ele ajuda a pessoa que tem um capital robusto a disponibilizar um dinheiro, a ter uma liquidez de capital para os seus beneficiários. Então, quando tiver que fazer algum inventário, você tem acesso ao capital. Ele não entra no inventário, então você pode pegar esse capital, pagar os seus tributos, ter acesso a esse recurso.

Então, eu pensaria em investir em previdência em caso de sucessão patrimonial, não investir por investir.

– Ygor Castilho, consultor na Suno Consultoria

Também está pensando em investir na previdência? A Suno Consultoria tem profissionais qualificados para te ajudar a organizar melhor o seu dinheiro e te guiar rumo aos seus sonhos e objetivos financeiros. Caso queira saber mais, clique aqui para entrar em contato conosco.

Sair da versão mobile