Previdência: 59% dos brasileiros concordam que aposentadoria precisa de mudanças
Uma pesquisa do Ibope revelou que 59% dos brasileiros concordam que a Previdência precisa de alterações. Contudo, mais da metade não é a favor da reforma proposta pelo governo Bolsonaro.
Além disso, o número de quem discorda de que a Previdência precisa ser mudada chega a 36%. A reforma previdenciária é considerada uma prioridade da equipe econômica. Contudo, apenas 39% da população é a favor das mudanças propostas pelo governo.
Dessa forma, sobre alterações na Previdência os resultados foram:
- 59% concordam;
- 36% discordam;
- 5% não sabem ou não responderam;
- 1% não concorda nem discorda.
Saiba Mais: Previdência: Brasil é país que mais gasta com o benefício na América Latina, diz BID
Já os dados da opinião da população sobre a reforma apresentada pelo governo ao Congresso são:
- 51% são contra;
- 39% são a favor;
- 10% não sabem ou não responderam.
Idade mínima
De acordo com a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional das Indústria (CNI), 72% dos brasileiros concordam que é preciso estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria. Esse número apresentou um aumento em relação a 2015, quando apenas 65% era a favor da questão.
Apesar da maioria dos brasileiros concordarem com uma idade mínima na Previdência, 80% acreditam que essa idade deve ser aos 60 anos. Em 2007, apenas 8% afirmavam com mais de 61 anos como idade mínima. Sendo assim, o quesito apresentou um avanço, porque atualmente 19% aceitam esse piso.
Previdência diferenciada
A maioria dos brasileiros concordam que algumas categorias precisam de um sistema diferenciado para a aposentadoria. Esse apoio está distribuído da seguinte forma:
- trabalhadores rurais – 62%;
- mulheres – 62%;
- professores – 61%
- policiais civis – 56%;
- militares e Forças Armadas – 56%
Saiba Mais: Presidente da comissão especial da Previdência diz que reforma evita o “caos”
Entretanto, o boa parcela dos brasileiros são contra a aposentadoria diferenciada para grupos como políticos e servidores públicos. Sendo assim, confira:
- 74% são a favor de políticos terem as mesmas regras de aposentadoria que os demais trabalhadores;
- 57% concordam com a mesma regra de Previdência para servidores públicos.
A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 15 de abril com 2 mil eleitores. Além disso, fizeram parte do estudo, 126 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais e para menos e a confiança da pesquisa é de 95%.