O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) aprovou o nome de Magda Chambriard para ocupar o cargo de presidente da petroleira estatal.
O anúncio da posse de Magda Chambriard foi feito nesta sexta-feira (24), via Fato Relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Segundo o documento, a nova presidente da Petrobras tomou posse em ambos os cargos hoje e passou a integrar o conselho de Administração da Petrobras imediatamente, não sendo necessária a convocação de Assembleia Geral com acionistas para esse fim.
A A Petrobras já havia informado na última quarta-feira (22) que o Comitê de Pessoas de seu conselho de administração, que funciona como Comitê de Elegibilidade (CELEG), concluiu a análise sobre a indicação da Magda Chambriard para os cargos de conselheira de administração e de presidente da Petrobras.
Para o CELEG, a indicação da Magda para CEO da Petrobras “preenche os requisitos necessários” previstos nas regras de governança da companhia e legislação aplicável.
Magda substituiu Jean Paul Prates, demitido no dia 14 de maio pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva. Segundo a Folha de S.Paulo, a decisão para a demissão do executivo ganhou força após sua abstenção em votação sobre dividendos extraordinários sobre o lucro de 2023. O nome de Magda já rondava os bastidores do alto escalão da estatal há alguns meses.
Quem é Magda Chambriard?
Magda Chambriard é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1989) e Engenheira Civil pela UFRJ (1979), com especialização em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações e especialização em Produção de Petróleo e Gás, na hoje denominada Universidade Petrobras.
Iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, atuando sempre na área de Produção. Foi cedida à ANP para assumir a assessoria da diretoria de Exploração e Produção em 2002, quando atuava como consultora de negócios de E&P, na área de Novos Negócios de E&P da Petrobras.
A nova CEO da Petrobras chegou a liderar a diretoria da ANP em 2008 e a diretoria geral em 2012, tendo liderado a criação da Superintendência de Segurança e Meio Ambiente, Superintendência de Tecnologia da Informação, os trabalhos relativos aos estudos e elaboração dos contratos e editais, os estudos técnicos que culminaram na primeira licitação do pré-sal, além das licitações tradicionais sob regime de concessão.