O secretário de Energia dos Estados Unidos, Dan Brouillette, declarou em uma entrevista à TV Bloomberg, nessa terça-feira (12) que os preços do petróleo começaram a se estabilizar nos mercados, e que o setor “começa a parecer muito bom” após a queda na demanda causada pelas turbulências da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O secretário também indicou que a estabilidade nos preços do petróleo é algo positivo, visto que proporciona mais visibilidade para as companhias e pessoas.
Brouillette ainda indicou que a recuperação da economia deve começar no terceiro trimestre do ano. Segundo ele, a produção da commodity deve melhorar com a melhora da economia.
Além disso, o secretário elogiou as medidas que o governo tomou para auxiliar a economia frente ao atual cenário. Brouillette também salientou que os contatos com outros governos, como o da Arábia Saudita, são importantes para a estabilização do mercado de energia.
Petróleo chega a cotação negativa
O preço do petróleo nos Estados Unidos chegou ao nível negativo no último dia 20. A cotação do West Texas Intermediate (WTI),o petróleo bruto de referência para o mercado norte-americano, caiu para o menor nível da história.
A cotação do petróleo nos contratos futuros com vencimento em maio chegou a despencar mais de 30% na noite deste domingo, continuou perdendo mais de 90% ao longo do dia, chegando abaixo de US$ 2 por barril, e as 15h30 horário de Brasília alcançou um preço negativo de -US$ 1,59 a unidade com uma queda de 108,70%.
A recessão global causada pela pandemia de coronavírus e o consequente colapso da demanda de energia, junto com a “guerra petrolífera” entre os países produtores e a saturação de reservas estratégicas, agora próximas aos seus limites fisiológicos, provocaram uma tempestade perfeita na curva dos preços.
Veja também: Preços do petróleo disparam com a reabertura das economias
O preço negativo do barril de petróleo significa que os produtores estavam pagando para que a commodity permanecesse estocada, considerando a falta de espaço nos depósitos.
Notícias Relacionadas