O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (12) que o avanço de preços de aluguel de imóveis residenciais caiu para 2,77% no ano passado. Vale destacar que em 2019, a alta de preços ficava em 3,80%.
De acordo com o IBGE, isso aconteceu pois em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) muitos donos de imóveis acabaram dando descontos para manter inquilinos e continuar com a residência alugada.
O analista do instituto, André Almeida, explica que houve uma variação menor no aluguel residencial em 2020. “O que se observou foi muita negociação por parte dos inquilinos, em função da dificuldade econômica” completa ele.
Por outro lado, um levantamento feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), em dezembro de 2020, mostrou que o mercado imobiliário brasileiro teve alta de 23,7% no volume de vendas de moradias, ao passo que o número de lançamentos de imóveis recuou 10,5% no terceiro trimestre de 2020, ante o mesmo período em 2019.
Além disso, a pesquisa da Cbic mostrou que a oferta final de imóveis recuou 13% entre julho e setembro do ano passado, também na comparação ano a ano.
Já em comparação com o segundo trimestre, os lançamentos apresentam um crescimento 114,1%. As vendas, por sua vez, reportam alta 57,5%.
Imóveis residenciais registram queda de preço real em 2020
Os imóveis residenciais registraram uma queda no preço médio de venda de 0,68% em termos reais em 2020. Os dados foram divulgados na última semana pelo Índice Fipezap.
O Índice Fipezap analisa o preço médio dos anúncios de venda de imóveis localizados em 50 cidades sendo 16 capitais brasileiras.
Segundo o levantamento, os preços de venda dos imóveis residenciais registraram uma alta nominal de 3,67% em 2020. A primeira alta registrada em quatro anos de queda.