Após GameStop, prata é o novo alvo do fórum WallStreetBets
Depois de o fórum WallStreetBets impulsionar, entre outras, as ações da GameStop (NYSE: GS) na semana passada, a prata parece ter se tornado o novo foco desse grupo de internautas. O preço do metal, às 11h00, subia quase 8% no mercado em Nova York, atingindo a máxima dos últimos seis anos.
Desde quinta-feira passada, a prata acumula uma valorização de mais de 15%. O movimento altista, segundo a CNBC, foi iniciado quando postagens chamando os investidores pessoas físicas a comprar o ativo e a fazer aportes em um ETF apoiado por barras de prata físicas começaram a aparecer no Reddit.
Os futuros da prata mais negociados chegaram avançaram mais de 10%, para US$ 29,84. O ouro, para fins de comparação, avançava apenas 0,7% nesta manhã.
Assim como no caso da GameStop, grandes fundos de hedge estariam operando vendidos, ou seja, apostando na queda do valor da prata. Com a movimentação, os pequenos investidores do WallStreetBets podem causar fortes perdas nesses fundos.
No caso da prata, gerar um short squeeze é mais difícil
No caso da prata, atingir um ponto em que o short squeeze aconteça é mais difícil porque há um grande mercado de metais no mundo e uma maior oferta desse ativo. Diferentemente da GameStop, em que o número de ações era limitado, a produção de prata pode se intensificar.
Além de puxar o preço da prata, a movimentação dos investidores acabou também por impulsionar as ações de companhias que extraem o metal. A mexicana Fresnillo subia, no inicio desta manhã, 16% na bolsa de Londres. Na Austrália, Argent Minerals fechou o dia subindo 59,65% e a Boab Metals, 19,78%.
No final de semana, o chamado “efeito GameStop” voltou a causar apreensão no mundo e foi tema extremamente debatido pelas principais publicações sobre mercado financeiro. Investidores seguem acompanhando casos como a da prata. Segundo a BK Asset Management, o “sistema financeiro não está preparado para lidar com variações diárias tão grandes”. Há o temor de um risco sistêmico surgir.