O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, afirmou nesta sexta-feira (23) que a economia dos Estados Unidos está em uma posição favorável. Após o discurso do economista, o presidente norte-americano, Donald Trump, criticou o banco central.
Segundo Powell, o Fed fará o que for possível para manter o ritmo de expansão da economia dos Estados Unidos. No entanto, ao contrário do que o presidente Donald Trump gostaria, ele não sinalizou para um novo corte de juros.
As limitações da instituição monetária também foram citadas por Powell em seu discurso. Para ele, o desafio do banco central é fazer o que for possível por meio da política monetária.
“Embora a política monetária seja uma ferramenta poderosa que trabalha em apoio ao consumo, investimento empresarial e confiança pública, ela não é capaz de oferecer um livro de regras equilibrado para o comércio internacional”, afirmou o presidente do Fed.
Críticas do presidente ao Fed
O presidente norte-americano, Donald Trump, criticou o discurso de Powell e as políticas do Fed em sua conta no Twitter.
“Como de costume, o Fed não fez NADA! É incrível que eles possam “falar” sem saber ou perguntar o que estou fazendo, que será anunciado em breve. Temos um dólar muito forte e um Fed muito fraco”, escreveu Trump.
As usual, the Fed did NOTHING! It is incredible that they can “speak” without knowing or asking what I am doing, which will be announced shortly. We have a very strong dollar and a very weak Fed. I will work “brilliantly” with both, and the U.S. will do great…
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 23, 2019
O presidente disse ainda que não sabe se o maior inimigo dos Estados Unidos é Xi Jinping, presidente da China, ou o Fed.
Na última quarta-feira (21), Trump já havia criticado as políticas monetárias do banco. Segundo ele, a Powell tem impossibilitado o desenvolvimento econômico devido a sua posição democrata que é opositória ao governo republicano.
“Indo muito bem com a China e outros acordos comerciais. O único problema que temos é Jay Powell. Ele é como um jogador de golfe que não consegue jogar, não tem talento. Grande crescimento dos EUA se ele fizer a coisa certa, um corte grande – mas não conte com ele”, escreveu Trump no Twitter ao criticar o Fed.
Notícias Relacionadas