A Positivo (POSI3) divulgou nesta segunda-feira (9) seu resultados do terceiro trimestre de 2020.
A receita líquida da empresa cresceu 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de R$ 461,1 milhões para R$ 521,7 milhões. No trimestre anterior a Positivo tinha registrado uma receita líquida de R$ 440,5 milhões
O lucro líquido por sua vez foi de R$ 50,3 milhões, um aumento de 455,3% em relação ao mesmo período do ano passado, quando tinha sido de R$ 9,05 milhões.
O Ebitda (Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) ajustado, por sua vez, ficou positivo em R$ 69,05 milhões, com uma alta de 99,0% ante o terceiro trimestre de 2019.
Segundo a empresa, esse resultado do Ebitda foi reflexo de maior faturamento do período e repasse do aumento de custos das matérias-primas para o preço dos produtos e serviços vendidos, em função da valorização do dólar.
No caso do resultado financeiro, despesas financeiras da Positivo totalizaram R$23,2 milhões no 3T20, com uma queda de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado, motivada principalmente pela queda da taxa básica de juros (Selic) e da estratégia de liability management.
Por sua vez, a receita financeira da Positivo foi de R$7,6 milhões no 3T20, em linha com o resultado apurado no período anterior.
O resultado de variação cambial gerou ganho de R$ 23,3 milhões no 3T20, seguindo a valorização da cotação de marcação do dólar no período, além da posição de instrumentos derivativos contratados de forma recorrente, conforme a política de proteção cambial da Positivo.
No segundo trimestre desse ano o resultado financeiro tinha ficado negativo em R$ 8,5 milhões, mas ainda é 62,7% melhor em comparação ao segundo trimestre do ano passado.
A dívida líquida foi de R$ 138,0 milhões no 3T20, e p múltiplo de Dívida Líquida/EBITDA Ajustado LTM 1,3x (- 0,5x).
Positivo salienta aumento das vendas no 3T20
Para a Positivo, “a receita Bruta com produtos da Positivo no 3T20 totalizou R$562,6 milhões, um crescimento de 10% que é resultado, principalmente, da combinação do crescimento em computadores (+22,2%), Tablets (+ 332,4%), e IoT (+271%), com uma queda de 31,7% em servidores e de 19,9% em celulares”.
“A Companhia segue intensificando esforços para desenvolver essas frentes de negócios, pois trata-se de operações que geram margens mais elevadas e maior recorrência de receita”, salientou a Positivo no documento com o qual divulgou os resultados.
Segundo a produtora de hardware, o varejo foi o principal canal de distribuição dos computadores vendidos durante o 3T20.
“Os movimentos de home office e homeschooling seguem impulsionando a demanda do canal, que atualmente possui cerca de 38% das vendas realizadas por ecommerce, e no total representou 72,6% das vendas de PCs no período. O canal Corporativo representou 13,4% e segue em recuperação, porém com passo menos acelerado. As entregas à Instituições Públicas, que no 3T20 representaram 10,3% dos Computadores vendidos (- 9,0 p.p.), possuem um cronograma de recuperação bastante acelerado, e concentração de entregas no último trimestre de 2020”, explicou a Positivo.