Eleita uma das 10 Startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil, a positiv.a ganha destaque no mercado ao mostrar que cuidar do planeta e ter lucro não são ações excludentes entre si.
A startup de limpeza e autocuidado ecológicos está desde 2016 empenhada em oferecer produtos que cuidam da casa e do corpo sem prejudicar a natureza. O portfólio diversificado inclui artigos de lavanderia, cozinha, superfícies, banho, higiene bucal, desodorante e pele.
Crescimento e impacto exponencial
Antes da pandemia, de 2019 a 2020, a positiv.a já registrava um crescimento acelerado, aumentando seu faturamento de R$ 5 milhões para R$ 10 milhões.
Desde a sua fundação, a empresa manteve seu comprometimento com a sustentabilidade por meio de algumas ações, como:
- Geração de R$ 2,1 milhões de renda para pequenos produtores;
- Produção de 668 mil litros de produtos de limpeza ecológicos.
- Reciclagem de 44 toneladas de plástico e 1,3 toneladas de rede de pesca.
No setor do varejo, a empresa comercializa produtos de base vegetal, eficientes e circulares. Bem sucedida em construir uma comunidade de marca alinhada com seus propósitos, a positiv.a conseguiu conquistar uma presença tanto digital quanto física.
Além disso, a democratização e acessibilidade aos produtos ecológicos da positiv.a também são uma preocupação. Com essa abordagem, a positiv.a espera expandir sua atuação e conquistar cada vez mais consumidores conscientes que buscam soluções sustentáveis para o dia a dia.
Institutos e ações promovidas
A positiv.a chama atenção por suas ações e iniciativas em prol do meio ambiente. Além de oferecer produtos ecologicamente corretos, a empresa promove a logística reversa em parceria com outras marcas, como a Nude e o Instituto Chão, Instituto Feira Livre e Kineo. Essa campanha permite a coleta de resíduos em pontos de venda comuns, facilitando o descarte adequado e a reciclagem dos materiais utilizados.
Recentemente, a positiv.a lançou uma série documental intitulada “De Onde Vem”, para ilustrar a produção de seus principais produtos. Por meio dessa iniciativa, a marca valoriza histórias como a da Dona Zizi, produtora da bucha vegetal da marca, e mostrar a transparência e o cuidado envolvidos em cada etapa do processo.
Certificada pelo Sistema B desde 2017, a positiv.a se diz comprometida com a economia circular e busca levar conscientização para os lares brasileiros. “Com um olhar para o futuro e uma conexão forte com a natureza”, a marca se destaca como uma das líderes no mercado de produtos ecológicos, oferecendo soluções positivas para o meio ambiente e gerando um impacto socioambiental positivo desde a criação até o descarte de seus produtos.
Para Marcella Zambardino, cofundadora e Diretora de Impacto da positiv.a, a economia circular tem que estar cada vez mais presente no dia a dia dos brasileiros. “Na positiv.a, pensamos muito no futuro que queremos e fazemos tudo que é possível para levar essa conscientização para os lares brasileiros”, comenta Marcella.
Notícias Relacionadas