Ícone do site Suno Notícias

Porto Seguro (PSSA3) vai subir de carona com a Selic em 2022, diz Genial; entenda

Porto Seguro (PSSA3) compra unigás

Porto Seguro. Foto: Divulgação

A ação da Porto Seguro (PSSA3) é uma das escolhidas pela Genial Investimentos e vai subir de carona com a taxa básica de juros, a Selic.

Em relatório, os analistas detalham que a perspectiva para os resultados da empresa para o quarto trimestre de 2021 será pressionada pela alta sinistralidade, o que levou os ativos a ficarem descontados.

A Genial, porém, está otimista com a Porto para 2022 e aponta que a recuperação do lucro em 2022 e 2023 deve contribuir para uma boa performance da ação. O valuation é de 8x P/L 22 para os papéis da Porto Seguro.

Os principais motivos para a expectativa positiva por parte dos analistas são:

Cenário macro favorável para a Porto Seguro

De acordo com os analistas Eduardo Nishio, Bruno Bandiera e Guilherme Vianna, além da normalização da sinistralidade, a previsão de juros médios mais altos em 2022 possibilitam um benefício nas receitas financeiras da Porto Seguro. O juro (Selic) médio em 2021 foi de 4,39% em comparação à expectativa de 11,13% em 2022, 2,5x maior que 2021.

“As seguradoras geralmente têm bastante dinheiro em caixa, pois os beneficiários pagam o seguro antes do que acabam utilizando (up front). Uma parte relevante do caixa fica alocada em títulos pós-fixados, fazendo com que as seguradoras se beneficiem do aumento da Selic, principalmente na linha de receita financeira”, afirmam em relatório.

A Genial acredita que o desempenho das receitas encaminha uma precificação mais agressiva dos seguros, sobre redução de preço. Além disso, com o crescimento, as seguradoras penalizam o resultado operacional para se tornarem mais competitivas.

“Mas, como a concorrência está sofrendo com custos elevados dos sinistros, acreditamos que não haja guerra de preços no curto-médio prazo, possibilitando uma expansão tranquila de lucro por parte da Porto Seguro”, aponta o texto.

O setor de seguro de veículos se beneficiou durante 2020 com o isolamento social. A menor circulação de pessoas levou a menos acidentes, ou seja, menor sinistralidade. Esse aspecto corresponde ao valor financeiro desembolsado pelos segurados com o acionamento dos seguros em relação ao quanto foi pago pelos beneficiários.

Outro apontamento é a alta da inflação do ano passado, alcançando dois dígitos, o que gerou uma pressão a mais na sinistralidade da Porto Seguro. A companhia tem a maior parte das operações voltadas ao seguro auto, cujos sinistros correspondem a despesas relacionadas à veículos e peças. Desta forma, os preços do mercado automobilístico, baseados na tabela FIPE, subiram aproximadamente 20%.

“Apesar do patamar ainda elevado, esperamos um arrefecimento da inflação em 2022. Esperamos que o IPCA feche em 2022 em 5,3% (vs. ~10% no final de 2021). O arrefecimento da inflação e reprecificação dos seguros deve reduzir a pressão sentida na sinistralidade. A Porto Seguro já está ajustando o preço dos seguros para a elevação do custo dos sinistros”, concluem os analistas.

Cotação

Nesta segunda-feira (24), a ação da Porto Seguro (PSSA3) opera em queda de 3,10%, a R$ 18,73. Nos últimos 12 meses, os ativos acumularam queda de 22,48%.

Sair da versão mobile