Porto Seguro registra lucro líquido de R$ 335,2 milhões no 3t19; alta de 5,3%
A Porto Seguro registrou lucro líquido de R$ 335,2 milhões no terceiro trimestre deste ano. A alta foi de 5,3% em relação ao mesmo período de 2018. A receita total avançou 2,7%, para R4 4,6 bilhões também na comparação ano a ano. Os prêmios obtidos cresceram 2,7%, a R$ 3,9 bilhões. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (4).
O retorno (ROAE) da Porto Seguro caiu para 18,8% ante 18,9% no mesmo período de 2018. A sinistralidade total aumentou 2,6%, a 53,1%. O índice combinado da seguradora, que mede a eficiência operacional, avançou 2,3%, a 94%.
“No terceiro trimestre, a Porto Seguro retomou a expansão de suas receitas, explicado pelo crescimento de cinco dos seis maiores produtos. O lucro cresceu pelo sétimo período consecutivo, decorrente principalmente da ampliação do retorno sobre as aplicações financeiras e da expansão da lucratividade dos negócios financeiros e serviços”, informou a seguradora.
De acordo com a Porto Seguro, os prêmios emitidos no segmento de automóveis tiveram queda de 1,1% na comparação ano a ano no trimestre entre julho e setembro, a R$ 2,497 bilhões. Entretanto, a frota de veículos segurados cresceu 0,2% a 5,364 milhões de unidades.
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“Os prêmios foram ligeiramente menores, principalmente em razão da economia ainda desaquecida, comprometendo o potencial de crescimento de itens, e dos ajustes técnicos de preços realizados em 2018 em função da queda nas frequências de roubo e furto de veículos. A participação de mercado da seguradora, por sua vez, segue dentro da média histórica de 27%”, comunicou a empresa.
Negócios Financeiros da Porto Seguro
Ao contrário da divisão de automóveis, que puxou os resultados da Porto Seguro para baixo, o segmento de negócios financeiros e serviços teve números positivos. A receita da divisão cresceu 4,5% a R$ 621,8 milhões. Sendo assim, o lucro foi de R$ 52 milhões.
De acordo com a Porto Seguro, o alavancamento da receita foi puxado pela expansão das operações de cartão de crédito e financiamento. A empresa tem 2,376 milhões de cartões emitidos e 75 mil clientes de financiamento. A carteira de crédito avançou 13,5%, a R$ 7,097 bilhões.