O Bank of America (BofA) subiu a classificação de Porto (PSSA3) para neutro, vindo anteriormente de underperform, com a expectativa de que os lucros comecem a melhorar, principalmente depois de quatro quedas trimestrais e uma perda significativa no segundo trimestre de 2022.
“Em particular, achamos que o ciclo de sinistralidade de automóveis no Brasil está próximo do pico, pois os preços dos carros usados estão começando a cair, a inflação está diminuindo e os prêmios foram ajustados para cima”, diz o relatório do BofA sobre as previsões para os papéis da Porto.
Outra questão abordada pelos analistas é que a Porto reflete hoje um cenário de baixa do índice em 2023, “em que a sinistralidade permanece acima dos níveis pré-pandemia, limitando ainda mais a queda”, de acordo com o texto. “Nós nos abstemos de uma classificação de compra, pois as estimativas de consenso precisam cair”, reforçam.
O BofA está cerca de 25% abaixo do consenso Bloomberg para 2022.
Em relação aos ganhos da Porto, a projeção é de um crescimento de 40% na comparação anual no segundo semestre do ano. No primeiro semestre, houve uma queda de 60% sobre mesmo período de 2021, apoiado pela aceleração do aumento dos prémios emitidos nos últimos três trimestres, melhoria da sinistralidade e resultados financeiros.
“No entanto, nossa estimativa de lucro líquido da Porto em 2022 caiu 18% (refletindo principalmente uma falha significativa no 2T22) para R$ 1,0 bilhão, enquanto nossa projeção para 2023 permaneceu praticamente inalterada em R$ 1,6 bilhão, implicando um crescimento de 67%”, observa o BofA.
Os analistas estimam que 2023 tenha números ainda acima dos níveis pré-pandemia, o que se traduz em um P/L de 8 vezes, 27% abaixo da média histórica de 10,9 vezes.
Por fim, o BofA revisou o preço-alvo para as ações da Porto, subindo de R$ 18 para R$ 23, para incorporar:
- Novas estimativas com um crescimento de 5% (contra estimativa de 4% anterior);
- Custo de capital próprio de 14,0% (contra estimativa de 13,9% anterior); e
- ROE sustentável de 17% (contra estimativa de 16% anterior), implicando meta de 2023 par ao P/E de 9,0 vezes.
Os gatilhos para alta, conforme os analistas, são:
- Recuperação mais rápida do que o esperado do índice combinado, e
- Evidências de melhoria da rentabilidade de novas verticais;
Já os riscos de queda são:
- Revisões negativas das estimativas do consenso; e
- Ambiente mais competitivo no setor automobilístico poderia limitar novos aumentos de preços.
Cotação da Porto
A ação da Porto encerrou o pregão desta sexta-feira (19) em alta de 1,07%, cotada a R$ 20,73. No ano, acumula ganhos de 3,24%.