Ainda na sexta (27), o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou a retirada do Porto de Santos do Programa Nacional de Desestatização (PND) e revelou um plano de investimentos massivos no complexo portuário.
O anúncio sobre o Porto de Santos põe fim às incertezas que pairavam sobre a privatização do maior complexo portuário da América Latina, situado no Estado de São Paulo – dado os esforços de privatização recentes.
O investimento previsto totaliza R$ 13,4 bilhões, a serem realizados ao longo dos próximos dez anos.
Com isso, a determinação mostra os esforços do governo em manter mais ativos estratégicos sobre controle estatal.
A decisão do governo federal vai de encontro às diretrizes da nova gestão, que prioriza a ampliação da governança e o aumento dos investimentos neste gigante portuário.
É importante ressaltar que, em setembro, o ministro Silvio Costa Filho já havia anunciado que o Porto de Santos não seria privatizado.
No entanto, ele mencionou a possibilidade de estabelecer parcerias com o setor privado, visando a modernização e eficiência operacional do complexo.
Vale lembrar que o Porto de Santos estava incluído no Programa Nacional de Desestatização (PND) durante a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Em 2022, o processo de privatização chegou a avançar no Tribunal de Contas da União (TCU), mas com a eleição do presidente Lula (PT), a desestatização perdeu força, apesar dos esforços do ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
Com o anúncio de hoje, o Porto de Santos continua sob controle público e se prepara para um ciclo de crescimento e modernização sem precedentes.