Portal de Compras Públicas: Govtech faz ‘match’ de empresas às necessidades do setor público

A govtech Portal de Compras Públicas oferece um serviço que o próprio nome já diz: conecta empresas da iniciativa privada para as necessidades de entes públicos, permitindo a otimização do processo de compras públicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/03/Ebook-Investindo-para-a-Aposentadoria-1.jpg

A govtech atende atualmente mais de 3 mil prefeituras (dos 5.565 municípios em território nacional), por meio de um marketplace de licitações, fazendo o “match” de oportunidades entre fornecedores de produtos ou serviços e os órgãos públicos.

Criado pelos irmãos, Bruno e Leonardo Ladeira, “um com a mente para vendas, outro para tecnologia”, o Portal de Compras Públicas promove atualmente uma economia de até 28% aos cofres públicos, estimulando a concorrência na iniciativa privada por todo o país. “Literalmente, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS) mesmo, pois temos clientes em ambos os municípios,” comenta Leonardo.

Surgimento do Portal de Compras Públicas

A história da startup Portal de Compras Públicas tem início em 2002, após a primeira lei do pregão eletrônico no Brasil. Inicialmente, de 2003 a 2008, os irmãos Ladeira lançaram a primeira versão em um modelo bem tradicional de prestação de serviços, com venda de software para que os municípios
concretizassem suas licenças de forma eletrônica.

Em 2008, o raciocínio deles virou uma chave: “percebemos que os contratantes buscavam um serviço ao invés de uma licença e assim começamos com uma versão white label”, explica Leonardo. O modelo da época continha as ferramentas necessárias para que a mecânica funcionasse de forma personalizada: com oferta de data center, central de atendimento, bilhetagem,

O modelo de negócio como é hoje só foi consolidado mesmo em 2016, com a concentração de gestores públicos e fornecedores em um só lugar: o site do Portal de Compras Públicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

Como funciona o “match” entre empresas e Estado

A plataforma do Portal de Compras Públicas é o maior marketplace privado de compras públicas do país atualmente.

Por meio de um “match” entre compradores (entes públicos) e fornecedores (empreendedores) que desejam vender para o governo por meio de licitações, a tecnologia encontra a oferta e a demanda correspondentes e permite que empresas falam ofertas para proporcionar o melhor valor às prefeituras.

Através desse sistema, o portal aumenta a concorrência, impulsiona a visibilidade dos negócios dos fornecedores e contribui para a redução de preços. Ao todo, a govtech estima que a economicidade nos cofres públicos chegue em até 28% e dinamizando concorrências em até 76%.

Leonardo explica que quando falamos do dinheiro salvo pelos cofres, fala-se em “economicidade” ao invés de “economia”: “A diferença é que os valores vão ser gastos de todo jeito pelo governo, mas poderão ser convertidos em mais serviços,” comenta.

Serviço Freemium

Na govtech, as prefeituras e demais órgãos públicos, não tem qualquer tipo de cobrança. Para as empresas, é possível utilizar os serviços gratuitos de “match” e processos licitatórios pequenos. Para processos maiores, existe uma assinatura de R$ 144,00 mensais.

“A nossa plataforma de Compras Públicas está 100% integrada à nova lei de licitações e contratos, o que a torna ainda mais eficiente e ágil para os processos de compras públicas,” afirma Leonardo.

Planos de Expansão para o Portal de Compras Públicas

Com um volume de transações diárias que alcança cerca de R$ 350 milhões em processos licitatórios, a startup tem planos ambiciosos para o futuro. A empresa busca aumentar sua participação no mercado por meio de serviços relacionados indiretamente ao processo de compras, como antecipação de recebíveis e seguros. O objetivo é aumentar o “share of wallet” e oferecer soluções ainda mais abrangentes para compradores e fornecedores.

Em 2022, foram transacionados dentro da plataforma mais de R$ 100 bilhões e as expectativas são de atingir R$ 140 milhões em 2023, um crescimento de 40% ano a ano.

Além disso, o Portal de Compras Públicas quer explorar a jornada do vendedor e monetizar por meio de serviços que agreguem valor ao processo de compras públicas. A empresa pretende garantir a transparência e a segurança dos serviços oferecidos, consolidando-se como referência no mercado de compras públicas e fortalecendo seu papel como facilitadora entre a iniciativa privada e o setor público.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno