PMI industrial registra em maio menor patamar em 11 meses

De acordo com o indicador da IHS Markit, Índice Gerente de Compra (PMI, em inglês) o resultado de maio registrou 50,2. Este é o menor nível em 11 meses. Além disso, o indicador ficou próximo à marca de 50,0 que revela que não houve mudanças.

No mês de abril, foi registrado pelo PMI 51,5, ou seja, a redução comparativa entre os períodos foi de 1,3 pontos. De acordo com a IHS Markit, esse resultado deve-se a uma série de fatores, entre eles a pressão inflacionária e o aumento dos preços.

“A desaceleração se juntou a pressões inflacionárias intensificadas, com as cargas de custos e os preços de venda aumentando as taxas mais rápidas. Ao mesmo tempo, o sentimento em relação aos negócios se enfraqueceu atingindo o seu ponto mais baixo em mais de um ano e meio”, explicou a IHS Markit.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/04/90fb4b96-planilha-vida-financeira.png

Setor industrial estagnado

O cenário político tem refletido no setor industrial. A economista Pollyana de Lima, listou alguns dos problemas que afetam o setor:

  • cenário político incerto e preocupante;
  • desemprego;
  • dificuldades econômicas com parceiros importantes.

Saiba Mais: Confiança dos empresários e da indústria caem em maio, diz FGV

“O volume de produção cresceu marginalmente apenas, e da maneira menos significativa desde a eleição do ano passado, com os pedidos de fábrica caindo em território de contração. As exportações caíram pelo sexto mês consecutivo, apesar da queda acelerada do real em relação ao dólar americano em maio”, disse a economista.

Produtividade industrial tem queda

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção do trabalho na indústria se manteve estável no primeiro trimestre de 2019. Em comparação com os primeiros três meses do ano passado, a produtividade teve uma queda de 0,1%.

Saiba Mais: Confiança da Indústria recua em maio, aponta prévia da FGV

“Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, entretanto, a produtividade do trabalho na indústria de transformação apresentou queda de 1,5%”, diz CNI.

O PMI é uma associação sem fins lucrativos do mundo para profissionais de gerenciamento de projetos. O trabalho consiste em programas de pesquisas dos países em geral.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno