Ícone do site Suno Notícias

PMI: Zona do Euro mostra queda e desaceleração e chega ao menor nível em 20 meses

PIB melhor da Europa no 2º semestre gera expectativa de alta do euro ante dólar

PIB melhor da Europa no 2º semestre gera expectativa de alta do euro ante dólar. Foto: Christian Lue/Unsplash

O índice de gerentes de compras composto da zona do euro, ou PMI composto, que engloba os setores industrial e de serviços, caiu de 48,9 em agosto para 48,1 em setembro.  atingindo o menor nível em 20 meses e com o resultado abaixo de 50 mostrando que a atividade segue em contração, segundo pesquisa final divulgada nesta quarta (5), pela S&P Global.

Com isso, o PMI Composto fica levemente abaixo da leitura preliminar, de 48,2.

Já o PMI de serviços da zona do euro, por sua vez, apresentou uma queda de 49,8 para 48,8 no mesmo período, chegando assim o menor patamar em 19 meses e vindo também abaixo do cálculo inicial, de 48,9.

O PMI de serviços do Reino Unido, também divulgado nesta quarta (5), caiu de 50,9 em agosto para 50 em setembro, apontando estagnação na atividade e atingindo o menor nível desde o lockdown motivado pela covid-19 em fevereiro de 2021.

O número definitivo de setembro, no entanto, ficou acima da leitura preliminar, de 49,2.

Já o PMI composto britânico, que engloba serviços e indústria, diminuiu de 49,6 para 49,1 no mesmo período, permanecendo abaixo da barreira de 50 que indica contração da atividade e ficando o menor patamar desde janeiro de 2021.

Também neste caso, porém, a estimativa inicial havia sido menor, de 48,4.

Alemanha tem PMI no menor nível desde a pandemia

Por fim, o PMI de serviços da Alemanha caiu de 47,7 em agosto para 45 em setembro, com a leitura abaixo de 50 mostrando que a atividade segue em contração e no menor nível desde maio de 2020.

A leitura definitiva de setembro ficou abaixo da estimativa prévia e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 45,4 em ambos os casos.

Já o PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, recuou de 46,9 para 45,7 no mesmo período, tocando igualmente o menor patamar desde maio de 2020. O dado final também ficou abaixo da estimativa inicial, de 45,9.

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile