Ícone do site Suno Notícias

PMI da Zona do Euro avança, mas ainda fica abaixo da prévia

PIB melhor da Europa no 2º semestre gera expectativa de alta do euro ante dólar

PIB melhor da Europa no 2º semestre gera expectativa de alta do euro ante dólar. Foto: Christian Lue/Unsplash

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 52 em fevereiro para 53,7 em março, atingindo o maior nível em dez meses, segundo pesquisa final divulgada nesta quarta-feira (5) pela S&P Global.

O número definitivo de março, porém, ficou abaixo da leitura preliminar, de 54,1. O PMI de serviços da zona do euro, por sua vez, avançou de 52,7 para 55 no mesmo período, tocando igualmente o maior patamar em dez meses mas também abaixo da estimativa inicial, de 55,6.

Os PMIs acima da barreira de 50 indicam que a atividade econômica no bloco continuou se expandindo no mês passado.

PMI da Alemanha e Reino Unido

O PMI de serviços do Reino Unido caiu de 53,5 em fevereiro para 52,9 em março, segundo dados finais divulgados nesta quarta (5) pela S&P Global em parceria com a CIPS.

O número definitivo de março, porém, ficou acima da leitura preliminar e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 52,7 em ambos os casos.

Já o PMI composto britânico, que engloba serviços e indústria, recuou de 53,1 para 52,2 no mesmo período, confirmando a estimativa inicial.

Apesar das quedas, os PMIs acima da barreira de 50 indicam que a atividade econômica do Reino Unido continuou se expandindo no mês passado, ainda que em ritmo mais contido.

Já o PMI de serviços da Alemanha subiu de 50,9 em fevereiro para 53,7 em março, atingindo o maior nível desde maio de 2022.

Apesar do avanço, a leitura definitiva de março ficou abaixo da estimativa prévia e da projeção de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 53,9 em ambos os casos.

Já o PMI composto alemão, que engloba serviços e indústria, aumentou de 50,7 para 52,6 no mesmo período, confirmando a estimativa inicial. O resultados acima da barreira de 50 indicam expansão da atividade econômica alemã.

Com Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile