Pix reduzirá custos para as empresas, segundo Campos Neto
O Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou nessa quarta-feira (9), enquanto participava da abertura do evento ‘Conexão Pix’, que a implantação do novo sistema de pagamentos instantâneos da autarquia, o Pix, diminuirá o custo operacional das empresas, além de proporcionar mais eficiência no fluxo de caixa.
Campos Neto salientou que tanto as pequenas lojas, quanto as grandes, poderão ter menos despesas com segurança e transporte de cédulas de dinheiro com a chegada do Pix.
O presidente da autarquia disse que “é um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro”.
Além disso, ele destacou que “é muito importante entender essa mudança que estamos passando e como isso tem sido intensificado pela crise, pela pandemia. A gente vê o número de pagamentos digitais crescendo. Há um movimento de inovação que se acelerou em várias áreas”.
O modelo de pagamentos instantâneos está entre os principais projetos do BC.
Cabe ressaltar que o novo sistema de pagamentos começará a funcionar a partir de 16 de novembro. A ferramenta permitirá que transações sejam feitas 24 horas por dia.
Presidente do Bradesco defende criação do Pix, mas indica preocupações
Em meados de agosto, o presidente do Bradesco (BBDC3;BBDC4), Octavio Lazari Jr., indicou que defende a criação do Pix. Entretanto, o executivo também expressou preocupação com a adoção de uma só vez do programa pela autoridade monetária.
A declaração foi feita enquanto o executivo participava de um evento em São Paulo. Segundo destacou Lazari, “O Pix é uma evolução positiva em meios de pagamentos. Nossas empresas vão perder receitas, mas faz parte do jogo”.
Apesar do comentário otimista, o executivo disse que se preocupa com as possíveis fraudes no uso do Pix e com o controle e centralização das transações no Banco Central, já que a instituição liquidará os pagamentos.