Neste ano, dois grandes eventos vão acontecer simultaneamente em novembro: Black Friday e Copa do Mundo. A Via (VIIA3), que controla Casas Bahia e Ponto, montou estratégias agressivas para atrair consumidores nesse período, como a promoção que fará um depósito de Pix a cada gol da seleção brasileira.
As informações são da diretora de marketing da companhia, Ilca Sierra, em entrevista à Exame. “Estamos otimistas e preparados para a Black Friday e Copa do Mundo. Conseguimos uma mecânica promocional bem engajadora”, disse ela.
Desde setembro, vários produtos no site e das lojas Casas Bahia estão com o selo “Gol de Pix“, sempre acompanhado de um valor específico. Nesses casos, a cada gol que o time do Brasil fizer na Copa, o cliente que adquiriu o item vai receber a quantia presente no selo.
Se um cliente comprar uma televisão com selo de R$ 100 e o Brasil fizer 10 gols, ele vai receber o total de R$ 1 mil. No entanto, caso o time adversário também marque pontos, o mesmo valor será descontado.
Por exemplo: num jogo em que o resultado foi 3×1 para o Brasil, o consumidor só terá direito a dois depósitos, e não três.
Essa promoção da Via destaca a estratégia de movimentar o caixa de várias empresas do grupo ao mesmo tempo. Isso porque, enquanto fomenta as compras em suas lojas e site, incentiva a abertura de contas na sua fintech banQi, na qual os valores serão depositados.
“Temos 53 milhões de SKUs (itens para venda) em todo o marketplace, considerando venda direta e de vendedores parceiros. Todas as categorias vão ter produtos em oferta”, disse Ilca.
No site das Casas Bahia há produtos com selo “Gol de Pix” das mais variadas categorias, de ração para animais a tablets de última geração.
Em geral, itens com preço acima de R$ 2 mil traziam o selo de R$ 100 no Pix.
Além do Pix, Black Friday terá parcelamento em até 30 vezes
Outra estratégica da Via é aumentar as possibilidades de compra por meio do crediário. Desta vez, a empresa está oferecendo parcelamentos em até 30 vezes nos cartões próprios das Casas Bahia e Ponto.
Com isso, a Via quer fomentar a compra de itens com maior valor agregado, caso dos televisores de última geração. “Essa vai ser a Black Friday das telas”, prevê Sierra.